segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Como escrever para a web – livro grátis

Quando comecei a escrever aqui , não achei muitas referências sobre o tipo de linguagem ou algo desse tipo, então escrevi do “meu jeito”. Recentemente encontrei o livro do título e pensei “agora eu posso ver no que eu estou errando”, e foi justamente o que aconteceu.

Mais voltado para a forma de escrever do jornalismo, esse livro impressiona com a quantidade de dicas e da facilidade com que o autor passa a informação, ainda tem uma palhinha sobre twitter e redes sociais.
Se quiser dar um lida em algumas dicas do livro antes de baixá-lo (para ver se vale o donwload) é só continuar lendo, fiz um pequeno resumo abaixo, claro que no livro tem tudo isso e com muito mais detalhes, a idéia era passar para vocês do que o livro se trata.

Se já quiser pode baixar o “Como escrever para a web” aqui mesmo.



O comportamento dos leitores

Essa parte eu achei sensacional, o livro relata diversas pesquisas do projeto Eyetrack, que consiste em registrar quais são os pontos de uma página que o usuário mais olha, vendo essa pesquisa eu me perguntei porque os blogs tem menus e listas do lado direito da tela, uma vez que o lado esquerdo é o mais lido. Depois de um curto raciocínio eu acredito que a resposta seja porque em um blog o conteúdo é o mais importante, e não as diversas opções e subpáginas dada pelos sites de jornais e outros.

De acordo com o resultado dessas pesquisas a grande maioria dos leitores lê em “F”, lêem o cabeçalho e algo do início da página, depois descem pela esquerda e em seguida descem novamente. Um percentual menor pratica a leitura é feita em “E”, lendo também o “rodapé” da página.
O que eu achei interessante foi que é muito RARO alguém ler TODO o texto.


A pirâmide invertida

Devido ao resultado das pesquisas e copiando uma técnica já conhecida no meio jornalístico, a pirâmide invertida consiste em colocar o conteúdo de maior relevância primeiro, e descendo para os de menores relevância de detalhes. Ou seja, ao ler uma notícia o leitor tem o conteúdo principal logo nos primeiros parágrafos, se, sim eu disse “SE”, ele quiser saber mais detalhes, ele continuará lendo o restante do artigo. Dessa forma capriche no primeiro, é ali que a atenção do leitor é presa.

Textos “escaneáveis”

Vê a parte onde eu escrevi sobre o comportamento dos leitores? Onde é mais fácil achar uma informação:

Neste:

“De acordo com o resultado dessas pesquisas a grande maioria dos leitores lê em “F”, lêem o cabeçalho e algo do início da página, depois descem pela esquerda e em seguida descem novamente. Um percentual menor pratica a leitura é feita em “E”, lendo também o “rodapé” da página.
O que eu achei interessante foi que é muito RARO alguém ler TODO o texto.

Ou neste aqui?




De acordo com o resultado dessas pesquisas:
  • a grande maioria dos leitores lê em “F”, lêem o cabeçalho e algo do início da página, depois descem pela esquerda e em seguida descem novamente; 
  • um percentual menor pratica a leitura é feita em “E”, lendo também o “rodapé” da página;
  • é RARO alguém ler TODO o texto.



Entendeu o conceito de “escaneável”?


E aí? Gostou? Baixe e depois deixe um comentário a respeito.





2 Comentários:

Thiago Blauth Ferreira disse...

Conheço o livro, mas ainda não li por falta de tempo. Estou lendo outros livros, mas esse é bem comentado na web, pois existem poucos livros de jornalismo para a web. Recomendo os livros da Raquel Recuero sobre blog e mídias sociais e que são encontrados gratuitamente na web.

Valeu pela dica.


Luz na mente e Paz no coração.

linkkei disse...

Ótimo artigo! Venho lhe convidar a postar seus conteúdos no nosso agregador.

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