domingo, 20 de julho de 2008

Vírus encadeados

Passei um perrengue enorme nas últimas duas semanas por causa de um vírus. No processo descobri algumas coisas interessantes, acho que tinha tempo que eu não lia tanto sobre o assunto. Os novos vírus agora se propagam por http, ou seja, eles usam o protocolo da web para a disseminação. Um dos vírus que encontrei foi  o Infostealer.Gampass, o "Gampass" é de Game Password, o miserável ocupa a sua banda de internet, infecta a sua rede para a tarefa de roubas senhas de jogos online, ninguém merece isso, mas como esse cara foi parar lá? Ele foi baixado por outro vírus, é isso mesmo, um downloader chamado Trojan.Murlo baixa o Infostealer, esse sim se propaga usando o HTTP, agora a grande surpresa para mim foi que esse cara está sendo baixado da internet também, então temos um script ou um outro vírus que baixa o downloader que baixa o InfoStealer, e não pensem que ele é inofensivo para quem não joga, existem variantes do mesmo, como o Infostealer.Bank esse pega os seus dados bancários, mas o código desse é mais fácil de ser pego pelos antivírus.

O script ou vírus ainda não detectado faz um download do site "Http:\\root.51113.com\" e baixa o arquivo root.gif, que na verdade é o vírus Trojan.Downloader, após baixar ele renomeia o arquivo para wmsetup.dll e o copia para os diretórios "C:\Windows\TEMP" e para o diretório de temporários de internet, se ele não for detectado ele se instale e começa a baixar outros vírus.

Até agora a única forma de parar o processo que achei foi aplicar o XP SP3 na máquina infectada, então ficam duas hipóteses, ou a DLL pela qual o vírus se passa foi sobrescrita pelo SP3 ou a função que o vírus utiliza mudou a sintaxe dentro de alguma DLL. Antes que alguém suponha que era alguma falha de segurança, mesmo o Windows XP com SP2 com TODOS os patchs de segurança e críticos aplicados, permaneceu infectado.

Tentei limpar esse cara com o Symantec (que até sexta feira não pegava nem o Trojan.Murlo, só detectava o InfoStealer), o NOD32 que chegava a limpar o Trojan.Murlo mas ele continuava sendo baixado, assim como o Avast, o AVG, o  Panda, o Clam AV, O AntiVir e o F-Secure, sim nós (eu e a equipa lá do trabalho) testamos todos esses.

Estou em contato direto com a Symantec de SP e estamos tentando identificar o causador da bagaça, assim que nós QUANDO conseguirmos identificar e eliminar a ameaça eu conto aqui o que era.

Uma dica: Se você acha que um determinado arquivo pode ser um vírus, ou que ele esteja contaminado por um, você pode enviá-lo para o site http://www.virscan.org/ para análise, ele passa o seu arquivo por dezenas de antivírus e te dá o resultado na hora. Sei não, mas depois dessas últimas semanas eu passei a sentir saudades dos velhos Michelangelos, DIRII, e outros vírus do passado...





8 Comentários:

Jaqueline Amorim disse...

Eita moço! Fique com medo de verdade afff... Meu pc está muito estranho mas os dois antivirus que tenho não detectaram nada (Nem o NOD32 nem o Antivir) vou fazer uma anãlise neste site aí... Valeu a dica! Beijos!

Anônimo disse...

To com esse problema aki tmb e enche o saco cara o Avast move o arquivo e ela torna a ser baixado. Que dizer que se eu colocar o SP3 o problema será sanado?
abrços.

Rogério Macedo disse...

Exatamente isso, mas atenção, o SP3 sobrescreve a DLL do vírus (ou o script), ou seja, se você desinstalar o SP3 o vírus volta.

Unknown disse...

Eu tenho isntalado o SP3 e mesmo assim o murlo tenta conectar e fazer o download do .gif

Rogério Macedo disse...

Possivelmente vc pegou o vírus depois de instalar o SP3, ou vc roda o scan no boot do Avast (o qual eu não tenho certeza se vai funcionar) ou reinstala o SP3, isso sim pode funcionar.

Anônimo disse...

Aff eu to com essa bosta de virus
To tentando tirar!!!

Rogério Macedo disse...

Já vi outra forma de remover esse vírus também, vc inicia o computador no modo de segurança e deleta todos os arquivos temporários de internet que tiver e de preferência exclua os perfis também, lembre-se das suas pastas de documentos, do seu desktop, emails e favoritos.

Anônimo disse...

Rogério, se for só reiniciar e fazer essa limpa, eu vou me esculaxar! Jà tentei de tudo quanto é forma remover essa porcaria de murlo. Vou tentar agora essa limpeza completa no windows, com o CCleaner de preferência. Se der certo, eu volto pra avisar. Abraço.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails