terça-feira, 19 de agosto de 2008

Mac OS X - Leopard (x86) Kalyway conclusões


Nem tudo são flores na maçã para o PC, e depois do tempo que estou utilizando-o como principal SO (pouco mais de um mês) acredito que tenho algumas conclusões sobre esse universo antes tão desconhecido para mim.

Para começar é melhor esquecer esse papo de que "No Mac tudo é mais simples", a usabilidade tanto do Vista quanto a do Mac é quase a mesma coisa, a mesma dificuldade que um usuário saído do XP teria para um Vista ele vai ter no Mac Os, para mim que utilizo o Windows desde a 3.1 (se meu amigo Ronaldo ler isso ele deve se lembrar de um certo 386 SX com 2 Mb de ram e de um HD de 20 Mb com Windows 3.0 instalado, e de uma certa ralação para ele funcionar em um monitor CGA) foi um suplício os primeiros dias, tudo era "cadê isso? Ou cadê aquilo?". Mas isso é vício de utilização, algumas ações para pczistas são automáticas e acreditem, a adaptação para hardusers é muito mais traumática do que para LightUsers, isso porque com o tempo passamos a conhecer as entranhas do Windows, seus atalhos, seus vícios, seus erros e acertos. Muita coisa já tinha mudado para o Vista, mas no fundo o velho Windows continua lá, no Mac não, por baixo da interface gráfica bonita (mas não tão firulada como dizem) existe um robusto Unix, isso por si só já traz uma grande mudança, imaginem uma interface gráfica completamente diferente?
Uma coisa que não estou acostumado por exemplo, é não saber onde estão os arquivos das minhas aplicações, mas acredite, é muito fácil acostumar a instalar programas apenas arrastando o ícone do mesmo e esperar ele copiar.
Uma coisa que também incomoda é a não visualização das unidades de CD ou DVD , mas quando se insere um ele está lá, aparece como por mágica, aí fica a questão: Para quê eu iria querer ver a unidade se não tinha nada nela?
Bluetooth? Quando espetei o dispositivo na USB fiquei esperando alguma reação do sistema operacional, quando nada aconteceu eu pensei "nem reconheceu", depois de algum tempo utilizando eu percebo o símbolo do bluetooth na barra de menus do Mac OS, ele não só reconheceu como instalou e configurou com tanta naturalidade que eu não percebi.
Esses "detalhes" fizeram a diferença e me motivaram a querer continuar com a experiência.
Agora uma coisa que me desanimou, erros, as aplicações fechavam do nada, as unidades IDE eram lentas demais e como o meu gravador de DVD é IDE, gravar um DVD nele tornava-se um martírio, mas esses detalhes eu consegui resolver, o problema das unidades IDE era driver, depois de atualizar a extensão do kernel da controladora para uma espefíca para o meu chipset o problema acabou, e as aplicações fechando? Isso é mais complicado, e para resolver eu tive que abrir mão de um core do processador, é isso mesmo em um Dual Core eu estou usando apenas um núcleo, com uma perda de 30 a 40% de performance, mesmo assim para aplicações normais como Web e na utilização do Photoshop não percebi a diferença (afinal são 2.3 Ghz), mas na conversão de filmes a história é outra. Tudo isso porque o meu processador é AMD, o projeto X86 conseguiu fazer o Mac OS funcionar no AMD mas ainda existem problemas com o Dual Core, estão em desenvolvimento vários kernels para AMD, todos tentando resolver isso, espero que consigam.

Conclusão:

O Mac Os é sensacional para o usuário final, acredito que um usuário Mac (com uma máquina Mac) nunca sequer tenha precisado saber o que é uma extensão do Kernel, acho que é por isso que muitos pczistas são reativos, com o Windows você tem a sensação de que tem a máquina "na mão" você faz o que quer com ela, você desfragmenta, passa antivírus e se preocupa com a quantidade de aplicações instaladas e em qual pasta elas estão, no Mac não, ele é mais produtivo, você vai usar o computador para uma finalidade e o SO te dá o que você quer, você não tem que se preocupar com mais nada, só usar.
Com o Mac OS rodando no PC e estável eu consegui o que queria, saciar a minha curiosidade sobre o Mac OS e o principal: um desafio, uma coisa nova, diferente, porque no fim das contas é disso que se trata, você instala para ver se é capaz de fazer rodar, antes de instalar eu fui aos fórums e neles dizia que a minha máquina era imcompatível, bem, nesse momento estou escrevendo esse artigo usando o Mac OS 10.5.2 Leopard, estável, escutando música, baixando arquivos, conectado ao MSN e ao Gmail, baixando emails com o Mail e provando que estavam errados.

O que eu vou usar daqui pra frente? Bem, estou usando o XP para capturar e converter vídeos, e só, o restante estou fazendo no Mac, apanhando um pouco como todo usuário novo, nunca achei que fosse virar um novato em algo no micro depois de tanto tempo, mas quer saber? Estou adorando a experiência, descobrir coisas novas no próprio SO é algo que faz falta e fazia alguns bons anos que eu não sabia o que era isso, agora as novidades são os aplicativos que estou encontrando para Mac.
Antes que eu me esqueça: para capturar telas no MAc OS usa-se o Command+Shift+3 ou 4, 3 você captura a tela toda e 4 você seleciona uma área para capturar.

Lembram que eu desinstalei o Vista 64 justamente por causa da capturadora de vídeo? Pois é, ainda bem que não comprei outra na época, agora tenho que achar uma compatível com Mac, e pensar na próxima maquina com processadores Intel. :D





13 Comentários:

Unknown disse...

ainda nao tive tempo de ler o artigo todo, terei uma prova depois.. mas infelizmente comecou mal comparando (nao liguem meu teclado nao acentua). Se ha dificuldade de um usuario do XP na migracao para o Vista e esta e comparavel a uma migracao para o OSX entao ta na cara que o OSX e mais simples. Uma vez que a mudanca, especialmente, nos conceitos de usabilidade, deveria ser muito mais abrupta entre variacoes de um mesmo sistema operacional, do que dentre este e um outro. Ve-se que tal comparacao para ser bem fundamentada deveria comparar a dificuldade de um usuario XP em sua infeliz migracao para o vista, na qual muitos terminam nao se adaptando e realizando o famoso downgrade, e a (falta de) dificuldade na migracao entre um usuario Tiger e um usuario Leopard ai sim... bem comparado estaria.... Cabe um parentese ainda... baseado numa opniao pessoal (aqui em casa eu sou usuario windows experiente - 3.1 (nao alcancei o 3.0), 95, 98, NT 3.51, NT 5.0 (bem pouquinho), Millenium (um bocado), XP, um bocado (ate semana passada), XP 64 (bem pouquinho), 2003 server (este nao me deixou usar muito nao, caia tanto que nao dava nem pra fazer atualizacao) e Vista 32 e 64 (que tem um bocado de incompatibilidade de Hardware), em 99 tambem acreditei que o Linux acabaria com a Microsoft, o que provavelmente teria ocorrido se os caras tivessem ficado de boca fechada, mas esta e outra estoria; depois disso so voltei a usar o Linux com o Kurumim, 3.3, para mim o melhor de todos se nao tivesse perdido o cd continuava usando ate junho - aki so pegava discada- e de mac so conhecia um emulador que tinha rodado, na epoca do millenium, parece que era referente ao MACOS 6, se nao me engano; enfim depois de toda essa explanacao, a partir de ontem estou com o Leopard e cara vou te dizer, nunca mais volto por opcao para o win... minha esposa mal usava o XP e tambem esta apaixonada... e desenrolou bem... ahhh pra finalizar... o vista nunca vingou.. tambem ... porque ela nao se adptou a ele... este o motivo da exposicao a respeito da sua comparacao....

Rogério Macedo disse...

Tarcísio,

Eu fico feliz que tenha gostado do Mac, eu também gostei e o estou utilizando agora.
Se você ler o restante do artigo,logo após está escrito:
"foi um suplício os primeiros dias, tudo era "cadê isso? Ou cadê aquilo?". Mas isso é vício de utilização, algumas ações para pczistas são automáticas e acreditem, a adaptação para hardusers é muito mais traumática do que para LightUsers, isso porque com o tempo passamos a conhecer as entranhas do Windows, seus atalhos, seus vícios, seus erros e acertos."

Onde eu admito como todo usuário uma certa reatividade com mudanças. Para mim a mudança para o Mac OS foi tão "complicada" como a mudança para o Vista. Este por sua vez para usuários novos é muito bom, apenas usuários antigos o acharam ruim, ele começou mal mas amadureceu bastante, eu mesmo só o instalei depois do SP1, escrevi um artigo aqui sobre o Vista 64 também.
O Millenium eu não sei como você conseguiu usar "um bocado" eu fiquei uma semana e tirei fora.
Já o Server 2003 é amplamente utilizado eu mesmo faço parte de uma equipe que gerencia pelo menos 50 servidores 2003 e estáveis, como todo server tem que ser.
Agora não acredite que o Vista "nunca vingou", nos ambientes empresariais eu acredito que não, mais pela exigência de hardware do que qualquer outra coisa, mas em home users eu conheço muita gente que está utilizando e satisfeita.
Você já leu sobre uma pesquisa da Microsoft com um grupo de usuários sobre o Vista? A aprovação dele foi de 30%, daí eles mostraram um "Novo" sistema operacional, que teve quase 100% de aprovação, só que o "novo" nada mais era que o Vista sem nada que o identificasse. Como vê o Vista tem uma "má fama", um pré-conceito estabelecido.
Leia o restante do artigo, eu falo sobre a simplicidade do Mac.
Minha esposa também se adaptou bem fácil ao Mac OS então eu entendo bem o que você disse e exatamente por isso eu digo que para usuários mais "cascudos" é mais "difícil" isso é inerente ao ser humano.
Lembrando que não sou "torcedor" do Mac ou do PC, tenho o XP como segundo SO por causa da capturadora de vídeo, mas utilizo o PC amplamente no meu trabalho. Para mim o novo é o mundo Mac, e em casa estou sabidamente sendo seduzido pela maçã.
Espero com o tempo ter mais leitores como você que expressem suas opniões, afinal, um blog não é um blog sem leitores e comentários.
Obrigado.

deluck disse...

a onde eu acho esse mac os x leopard??????

Anônimo disse...

Pessoal, em primeiro lugar gostaria de colocar que não estou tomando lados, apenas tentando esclarecer as coisas. Eu acho que em primeiro lugar vocês não podem comparar tão diretamente duas coisas que são tão diferentes...

No fundo tudo se trata de gosto, se você gosta da facilidade de uso do Mac, ou do controle que o Windows te provê, além da gama mais variada de softwares. No resto a estabilidade e qualidade é uma questão de quanto você está diposto a pagar e se consegue conviver com a sua escolha neste compromisso qualidade/custo.

Um Mac sempre foi mais caro, porém mais rigorosamente "controlado", testado, para não haver erros e problemas pro usuário final. Um PC, ao contrário, tem muitas partes feitas "por qualquer um". Visando sempre reduzir custos, os fabricantes acabam desrespeitando as restrições mínimas nos processos de fabricação causando componentes falhos ou que não suportam o uso contínuo, gerando incompatibilidades e erros, as famosas telas azuis. Junta-se a isto a pirataria de software e softwares feitos "por qualquer um".

Como o Rogério Macedo falou, no Mac "você não tem que se preocupar com mais nada, só usar". Por traz deste "só usar" tem muitas horas de trabalho de pessoas, muitos testes e ajustes de compatibilidade, que custam dinheiro e se não fossem feitos ao ser criado um novo periférico ou programa, acabaria acontecendo o que acontece no PC, uma boa e velha "tela azul". Ou seja, no fundo o Rogério Macedo sempre foi um usuário de Mac, mas que finalmente está descobrindo o sistemas... E ainda bem que o descobriu, pois está muito mais feliz. :)

Portanto eu acho que esta comparação não é tão fácil quanto vocês estão colocando. Vocês tem que levar em conta que o universo Mac foi projetado para ser mais fácil de usar, mas você vai ter que pagar por isso. O universo Windows pode te dar mais controle sobre o que se passa na máquina e mais escolha de software, podendo ser tão estável ou mais que o Mac, mas você acaba novamente pagando, pois deve escolher componentes e programas de qualidade de fornecedores com nomes respeitáveis.

Eu sempre fui um usuário de Windows, mas ocasionalmente usei Macs. Pra mim tanto faz, mas no fundo prefiro o Windows pois geralemente uso e a seleção de jogos é maior... :)
Mas não encontro problema algum para usar um Mac. Esta é nada mais do que uma questão de gosto, e nada mais...

"Meus 2 centavos"

Rogério Macedo disse...

Bem, estou descobrindo o mundo Mac agora, sempre fui usuário de PC mas sempre prezei pela estabilidade e qualidade das aplicações instaladas.
Concordo com você camarada, os dois são estáveis, depende muito do que se instala.
E para mim também tanto faz, mas como o Mac ainda é novidade vou usando ele por enquanto. :D
Não tenho tido muito tempo para jogar, mas já vi que tem muito mais jogos para PC, como tenho o XP instalado também em boot duplo fica fácil para mim. Acho que se eu só tivesse o Mac eu ficaria frustrado com isso.
Um grande abraço e valeu pela contribuição.

Rogério Macedo disse...

deluck, tente o site do mininova, lá tem várias distros de Mac Os para baixar via torrent.

Anônimo disse...

toda vez que tento atualizar meu os x leopard ele para de funcionar.... alguem sabe como fazer????

Emanoel disse...

Pessoal, onde baixo o leopard para pc intel core 2?

Rogério Macedo disse...

O kalyway serve para intel também...

Anônimo disse...

Gostei do artigo porque tive a mesma experencia recentemente. Sou da epoca do Apple II e usei varios SOs, inclusive o Mac Classic. Achei que o Leopard é um estável e sofisticado Posix (Linux/BSD) rodando uma amigavel e inteligente interface grafica. Ao contrario do que parece, um usuario geek pode abrir um shell e usar todo o poder de um servidor BSD/Linux. A instalacao descomplicada de softwares lembra o saudoso Amiga. Esse Kernel é tão bom que impressionou até os programadores da Microsoft que decidiram criar um novo, do zero, para o Windows 7. O que ele tem de mais fantastico é o suporte a virtualizacao de todo o tipo, a nova onda dos SOs. Pena que a Apple nao o liberou (ainda) para instalacao em PCs. Nao se surpriendam se o novo Windows parecer com ele em nivel de Kernel.

[]s
Peu

Anônimo disse...

Olá! Eu também sou usuário do Kayway e depois de muitos anos de Windows, eu finalmente descobri o que é computação de alto nível com o Leopard. Para os usuários do Windows fica o desafio: tentem abrir um monte de programa ao mesmo tempo e usá-los como se tivesse apenas um aberto. É o que acontece com o Mac. Quando vejo, já tem um monte de programa aberto e ele não perde performance nem tem aquela tela terrível - ESTE PROGRAMA EXECUTOU UMA OPERAÇÃO ILEGAL... - Só experimentei problemas com o Premiere que fecha constantemente por que instalei ele de um arquivo já detonado, e mesmo assim ele roda.
O problema é que como o SO é Hackeado, não dá pra atualizar, mas já dá pra ver que vale a pena investir num Mac oficial...

Anônimo disse...

Olá! Desde os tempos de meu Amiga A1200 que sinto saudade de experimentar, e por que não, migrar para um sistema não-windows-linux. Esta semana entrei em um verdadeiro "safari" entre o Google e blogs tentando achar a melhor distro do osx86 para meu note hp, esbarrei no Kayway e estou baixando-o agora. Testei o JaS, Leo4All (todos) e ainda não pude "tocar" o desktop do mac ainda... Mas lendo seu artigo me animei muito. Vivo entre produtoras e estúdios de gravação, e sempre me deparo com um mac "na luta", e ficava me perguntando quando poderia ter um em casa para aprender e me acostumar com a interface. Mas como você disse, é alem disso, é mesmo "o jeito" de usar o computador, a produtividade.
Se possível, gostaria de trocar informações por aqui com quem está testando esta e outras distros, pois vejo que não poderei adiar muito o dia que sairei de uma loja Apple com um Mac na sacola...

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual marca e modelo do dispositivo usb bluetooth, q vc usou para reconhecer, instalar e configurar automático.
Obrigado.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails