quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Será que os callcenters tomarão jeito?

Se você é como eu, que já teve que passar por um atendente de callcenter para cancelar algum serviço (telefone, tv a cabo, celular, etc.) sabe muito bem do que vou falar agora, ao que parece finalmente fizeram uma lei para regulamentar esse atendimento e ela começará a valer em dezembro.


Um decreto, elaborado pelo ministério da Justiça e assinado nesta quinta-feira (31) pelo presidente Lula, vai endurecer as regras de funcionamento de call centers em benefício dos consumidores. Empresas de TV a cabo, internet e telefonia serão as mais duramente afetadas.


As novas regras determinam que concessionárias que prestam serviços ininterruptos (como banda larga, TV paga e telefonia) devem garantir que seu serviço de atendimento ao consumidor funcione 24 horas por dia.

Isso é muito interessante, uma vez que a sua TV não tem hora para sair do ar, ou o seu celular para parar de funcionar por um erro da operadora.

As empresas afetadas tem 120 dias para atender às novas exigências a partir da publicação do texto do decreto no Diário Oficial. Como isto deve ocorrer amanhã (dia primeiro), as regras passam a valer, na prática, em dezembro.

Mas é claro, isso é Brasil, eles dão um prazo para as empresas se prepararem e eles colocam a data final do prazo como data de lançamento dos "novos serviços"


O decreto exige também que, logo ao atender o consumidor, o telefone ofereça opções de “falar diretamente com o atendente” e “cancelar o serviço”.

Quem pedir o cancelamento de um serviço, deve ser prontamente atendido e não enviado a serviços de retenção, departamentos que tentam convencer o cliente a manter seu contrato.

Uau, essa eu vou querer ver, já tive que cancelar um serviço de TV por assinatura um tempo atrás, é mais difícil que cancelar cartão de crédito, mas agora quem ameaçar cancelar para ter um desconto vai ser jogado direto na opção de cancelamento, será que vai funcionar??

Estas regras valem também para bancos, concessionárias de água e energia, planos de saúde e empresas de transporte aéreo e terrestre.


Se é para callcenters deve valer também para financeiras não??

As companhias afetadas devem, ainda, ter um único telefone para resolver todas as queixas e não pedir para o cliente ligar para outro número em função do tipo de solicitação que ele fizer.

Heheeeeeee será que o Lula precisou cancelar algum cartão de crédito??


O call center, diz texto do decreto, deverá criar um registro com o histórico de pedidos do cliente, evitando que o consumidor precise contar seu problema inúmeras vezes para diferentes atendentes.

Isso é uma coisa fenomenal, já vi pessoas que nunca tinham decorado o CPF, bastou precisar ligar para uma operadora dessas que em um dia só ela decorou...

O texto prevê ainda que em 70% dos casos, o consumidor seja atendido em até um minuto de espera. Em casos excepcionais, o limite será de dois minutos.

Só uma palavra para isso, impossível. Vai funcionar tão bem quanto o tempo de espera nas filas dos bancos.

A proposta diz também que o consumidor não deve ser obrigado a fornecer dados pessoais quando estas informações não tiverem nenhuma relação com a queixa prestada.


Hummm, se a queixa for genérica não precisa dar os seus dados, legal, mas alguém já fez alguma queixa "genérica"?? Acredito que no caso da Light e outras companhias de energia isso seja mais utilizado, tipo, quando faltar luz em uma rua inteira.

As empresas afetadas terão prazo máximo de cinco dias úteis para responder aos pedidos dos clientes e caso solicitadas, deverão enviar uma cópia, por escrito (pode ser por carta ou e-mail), do histórico de reclamações que o cliente fez.

Legal, eles vão mandar um email dizendo assim: "Não se preocupe, já estamos te atendendo!" Prazo para resposta não é prazo de solução.

Mas isso é um grande passo para o mundo do atendimento e significa também mais vagas de emprego com a criação de mais turnos de callcenter.

Fonte: Plantão Info





1 Comentários:

Consultor Previdenciário disse...

Eu até fiz uma postagem sobre este assunto, pois atualmente é um martírio resolver problema por telefone.
Vim retribuir a visita e comentário feito no meu blog.
Aproveito para perguntar se conhecer o dihitt, caso queira conhecer entre em www.dihitt.com.br, é um divulgador excelente.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails