sexta-feira, 20 de junho de 2008

Melhorando o Windows XP

imagem_wallpaper_xp-gloss_03

É senhoras e senhores, estou de volta ao “bom” e velho XP,  não pelo Vista 64 ser ruim, simplesmente ele não tem drivers para a minha capturadora de vídeo, nem para a minha webcam, sem webcam eu até passo, mas eu precisei converter algumas fitas de VHS para DVD, tentei ferrenhamente achar um driver e como não consegui, voltei para o XP. Não me entendam mal, assim que eu puder atualizar a capturadora e a webcam, eu volto para o Vista. Porém, como estou no XP me veio a idéia de escrever algumas dicas, tem algumas coisinhas que você pode mexer e aumentar um pouco a performance do carinha.

Só um detalhe antes de começarmos, diversas dicas aqui incluem mecher no registro do Windows, isso para usuários lights pode ser um pouco problemático, então resolvi me antecipar um pouco. Criei alguns arquivos de registro, são arquivos onde você pode dar um duplo clique e ele irá altera o seu registro, sem a necessidade de abrir o Regedit(editor de registro do Windows), os links para os arquivos estão no final do post.

1- Mais memória

Memória hoje em dia é uma coisa bem barata, principalmente a DDR2, se a sua clip_image002 máquina suportar esse tipo de memória e você tem menos de 1Gb, considere seriamente a compra de pelo menos um pente de 1 Gb (R$ 35,99).

Eu considero que o XP roda decentemente a partir de 512Mb de memória, a necessidade de mais do que isso vai depender do que você vai querer rodar na sua máquina, É claro que essa dica é válida para o caso de você trabalhar com arquivos de imagem grandes, ou softwares que consomem muita memória, ou ainda se gosta de manter muitos programas abertos simultaneamente.

2 – Pensando por você

Um recurso que o Windows XP tem mas que ficou muito mais evidente no Windows Vista, o Prefetch, carrega em memória partes dos programas mais utilizados assim que você liga o computador, é claro que o objetivo é fazer com que a aplicação abra mais rápido, mas se você tem 256mb ou menos isso pode te atrapalhar.

Para desabilitar o Prefetch, vá ao menu Iniciar, escolha Executar, tecle Regedit e clique em OK. Acesse a seção HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\

Control\Session Manager\Memory Management\PrefetchParameters\.

Clique com o botão direito do mouse no item EnablePrefetcher escolha Modificar e ajuste o valor desse item para 0. Será preciso reiniciar a máquina para que as mudanças sejam efetivadas. Vale lembrar que esse ajuste só é benéfico para PCs com pouca memória. Máquinas com RAM de sobra vão experimentar uma demora maior para carregar os aplicativos.

3 – Dlls chicletes

Sim, o Windows XP mantêm dlls na memória para evitar ter que carregá-las novamente ( como se ninguém soubesse), mas isso tem remédio, novamente editando o registro do Windows: Acesse a seção HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\

Explorer. Crie um novo valor do tipo DWORD com o nome de AlwaysUnloadDLL, com valor igual a 1.

Feche o Editor do Registro e reinicie a máquina para que as mudanças sejam aplicadas.

4 – Cache de disco

O XP tem um gerenciamento automático de cache, ou seja, ele fica aumentando e diminuindo o cache de disco, o problema é que até isso toma tempo, então se você tem mais de 256Mb faça o seguinte, abra o menu Iniciar e clique com o botão direito em Meu Computador e clique em Propriedades. Na janela que aparece, passe à aba Avançado e clique no botão Configurações, da seção Desempenho. Acesse a aba Avançado e clique em Alterar, teclando o novo tamanho, que deve ser igual ao da memória instalada.

5 – DLLs escorregadias

Ao mesmo tempo em que o XP mantêm DLLs indesejáveis na memória, ele pega as dele e coloca no cache de disco, isso pode ser ruim e completamente desnecessário se você tem memória sobrando (de preferência 512Mb ou mais), mechendo no registro podemos alterar isso, e fazer com que as benditas fiquem na memória, acesse o menu Iniciar e escolha a opção Executar. Tecle o comando Regedit para acessar o editor de registro. Acesse a opção HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Control\Session Manager\Memory Management. Mude o valor de DisablePagingExecutive para 1, feche o editor de registro e reinicie a máquina.

6 – Desabilitando alguns serviços inúteis

Quem não usando um computador em rede pode desativar diversos serviços do Windows XP com ganho de memória (e de CPU, em menor escala). Para isso, clique em Iniciar, escolha executar e digite services.msc. Para desativar um serviço, dê um duplo clique nele, em Tipo de Inicialização escolha a opção Desativado. Veja, na tabela, alguns serviços que podem ser desligados na maioria dos micros e o que eles fazem no Windows. Cuidado ao desativar serviços, o ideal é parar um deles, usar o micro com os programas principais para ver se nada deixou de funcionar e passar para outro, se te faltar paciência ou estiver em dúvida, você pode deixar o serviço em “Manual” e depois verificar se o Windows precisou inicializá-lo . Caso ocorra algum problema, habilite o serviço.

SERVIÇOS

DESCRIÇÃO

Alerta Notifica os usuários e computadores selecionados de alertas administrativos.
Área de armazenamento Permite que o ‘Visualizador da área de armazenamento’ armazene informações e compartilhe-as com computadores remotos.
COMPUTER BROWSER Mantém uma lista de computadores da rede local. Útil apenas em redes com vários micros.
Configuração zero sem fio Se você não utiliza redes wireless, desative-o.
FAX SERVICE Pode ser desligado caso a máquina não seja usada para envio direto de fax
GATEWAY SERVICE Pode ser desligado caso a conexão seja gerenciada por um roteador
Gerenciador de sessão de ajuda de área de trabalho remota Gerencia e controla a ‘Assistência Remota’, desative.
Log e alertas de desempenho Coleta dados de desempenho de computadores locais ou remotos.
Logon secundário Processo do “Executar como”, se você não utiliza esse recurso, desabilite.
Mensageiro Transmite mensagens net send e do serviço ‘Alerta’ entre clientes e servidores.
Reconhecimento de local de rede

Reúne e armazena informações sobre configurações e locais da rede.
Desative somente se você não utilizar rede.

Registro Remoto Permite o acesso remoto ao Registro do Windows. É útil apenas em redes grandes, para manutenção remota.
Roteamento e acesso remoto Oferece serviços de roteamento.
Serviço ‘Gateway de camada de aplicativo’ Usado pelo recurso de compartilhamento de conexão do Windows.
Serviço de Compartilhamento de Rede do Windows Media Player O nome é auto-explicativo, se você não compartilha sua biblioteca do Media player com outros dispositivos desative-o.
Serviço de Configuração de Rede Configuração automática de rede por domínio. Se a máquina não estiver cadastrada em um domínio, pode desabilitar.
Serviços de terminal Permite que outros usuários se conectem a sua máquina por Terminal Services. Se você não utiliza desative-o.
TELNET Acesso remoto ao micro pelo protocolo Telnet. É útil desligá-lo até por motivos de segurança, prevenindo acessos indesejados.
Temas Gerencia os recursos visuais do XP. Desligar esse serviço faz com que o visual do sistema fique parecido com o Windows 2000.

 

7 - MSCONFIG

O MSConfig é um utilitário que vem com o Windows XP e permite fazer ajustes nas opções de inicialização do sistema. Além de permitir a escolha de quais programas são inicializados no boot da máquina, ele também pode desabilitar serviços. Para acessar o MSConfig, abra o menu Iniciar, selecione a opção Executar, tecle Msconfig e clique em OK. Para remover programas da inicialização automática com o Windows, desmarque-os na janela Inicializar.

8 – Desabilitando a indexação automática do XP

Para agilizar a busca de arquivos do sistema operacional, o Windows XP faz periodicamente uma indexação dos nomes de cada um deles. Esse serviço pode deixar a máquina mais lenta nos momentos da indexação, além de ocupar um pouco de memória (cerca de 1 MB). Para desativá-lo, acesse o Painel de Controle. Dê um clique duplo em Adicionar e Remover Programas. Acesse a opção Adicionar/Remover Componentes do Windows. Na janela que aparece, desmarque o item Serviço de Indexação e clique em Avançar. Para não ficar sem a busca rápida de arquivos você pode utilizar o Windows Search ou o Google Desktop, ambos também indexam o conteúdo de vários formatos. Esses programas permitem controlar os períodos de indexação, de forma a não detonar a performance do micro quando ela é necessária.

9 – Estatísticas

O XP armazena, por baixo do pano, vários dados estatísticos sobre o uso do micro, desde a quantidade de MB lidos do disco até a taxa de transferência de dados da internet. Caso não seja usado nenhum programa que leia esses dados, é possível desligar o gerador das estatísticas. Para isso, baixe o programa Extensible Performance Counter List Utility em www.info.abril.com.br/download/4590.shtml. Instale e rode o programa e, para cada linha mostrada, desmarque a opção Performance Counters Enables. Vale a pena, para cada linha, tentar desligar o recurso e verificar se os aplicativos instalados continuam funcionando. Se der problema, basta reverter

o ajuste. Desligar os counters melhora o desempenho em cerca de 1% no PCMark06. É pouco, mas pode fazer diferença.

10 – Sem atualizações em cascata

Sempre que uma pasta é acessada em um disco formatado com o padrão NTFS, tanto ela quanto os subdiretórios têm o valor de último acesso atualizado. Isso pode diminuir um pouco a velocidade de navegação pelas pastas. Para mudar esse ajuste, abra o menu Iniciar e escolha Executar. Digite Regedit e clique no botão OK. Na seção HKEY_LOCAL_MACHINES\System\CurrentControlSet\Control\FileSystem

crie um novo item denominado NtfsDisableLastAccessUpdate e modifique seu valor para 1. Pronto, as pastas não terão a data de último acesso automaticamente atualizado.

Isso é muito útil quando temos pastas com muitos arquivos.

11 – Acelerando o seu HD (DMA)

Se, depois de uma formatação ou reinstalação do Windows, seu HD ou drive de CD ficou muito lento, isso pode ter ocorrido porque o sistema não ajustou corretamente o modo de transferência de dados. Para verificar isso, clique com o botão direito do mouse no ícone Meu Computador (no menu Iniciar) e escolha a opção Propriedades. Passe à aba Hardware e clique no botão Gerenciador de Dispositivos. Na janela que aparece, abra os itens em Controladores IDE ATA/ATAPI. Clique com o

botão direito em Canal IDE Primário e escolha Propriedades. Passe para a aba Configurações Avançadas e certifique-se de que as caixas Modo de Transferência estão com o item DMA Se Disponível selecionado. Caso não estejam, mude para essa opção, clique em OK e reinicie a máquina. Repita a operação para o Canal IDE Secundário.

12 – Cache de escrita para HD

Uma maneira de obter um pouco (entre 5 e 10%) mais de desempenho na transferência de dados nos HDs é habilitar o cache de escrita. Para ligar essa opção, clique com o botão direito no ícone Meu Computador e escolha Propriedades. Clique no botão Gerenciador de Dispositivos. Na janela que surge, abra os itens em Unidades de Disco. Clique com o botão direito num dos HDs instalados e escolha a opção Propriedades. Na aba Diretivas, marque o item Ativar Gravação no Cache de Disco e clique em OK.

Esse ajuste só não é recomendado para máquinas que costumam ser desligadas de forma incorreta, ou seja, sem passar pelo processo normal do Windows. É o caso, por exemplo, de PCs em locais onde a energia elétrica costuma faltar com freqüência.

Nesses casos, usar o cache de disco pode ocasionar corrupção dos dados gravados no HD.

13 - Configurando o cache L2 no registro

O Windows XP, não lida muito bem com o Cache L2. Se você souber

exatamente o quanto de Cache L2 seu processador tem, vá no registro, em:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management. Procure pelo valor SecondLevelDataCache. Dê um duplo clique. Na janela que se abre marque a opção: "Decimal" e em "Value Data" digite quantos kilobytes de Cache L2 o seu processador tem.

Se não souber, você pode utilizar o utilitário CPU-Z, é um freeware e é ótimo para identificar o seu processador e as características dele.

14 - Acelerando o sistema pelo system.ini

Se o seu computador tem uma memória RAM razoável (128Mb ou mais), tente adicionar a seguinte linha à secção [386 Enh] ao seu arquivo WindowsSYSTEM.INI (Você pode fazer isto através da utilização Sysdit – introduza Sysedit na caixa Iniciar>Executar). Isto pode reduzir a quantidade de troca de discos que o Windows faz, e assim acelerar o seu sistema.

Copie as linhas abaixo:

32BitDiskAccess=on

32BitFileAccess=on

DMABufferSize=64

MinSPs=16

PageBuffers=32

ConservativeSwapfileUsage=1

Obs: Observe se tem algum dado repetido, se tiver, apenas substitua o valor e cole

embaixo da escrição [386enh] não deixe espaços entra as linhas.

Agora é só reiniciar e pronto

Explicando:

32BitDiskAccess=on, ativa os drivers de 32Bits

32BitFileAccess=on, Oferece acesso há arquivos 32Bits

DMABufferSize=64, Aumente o tamanho de leitura do Buffers

MinSPs=16, Tamanho mínimo de sistema 16Bits

PageBuffers=32, Aumento da paginação de leitura 32Bits

ConservativeSwapFileUsage=1, Obriga o Windows a Usar toda a memória PCI que

está instalado no seu Computador.

Agora, o Windows vai gerenciar melhor, os arquivos de 32Bits, e a memória vai estar

Disponível para todos os programas e jogos.

15 - Deletando pontos antigos de restauração

Eliminando Pontos de Restauração antigos, você poderá ganhar em espaço no seu HD, pois um bom espaço em disco é reservado para essa função. Uma boa medida antes de criar um ponto de Restauração de Sistema, é deletar os pontos de restauração antigos. (caso seu computador não apresente problemas).

Para eliminar os pontos de restauração antigos:

Iniciar>Acessórios>Ferramentas de Sistema>Limpeza de Disco.Na janela que abrir, clique em mais opções>Restauração de Sistema>limpar. Todos os pontos de Restauração de Sistema anteriores serão deletados com exceção do mais recente.

16 - Desabilitando a Hibernação para ganho de desempenho

Se você não utiliza o recurso hibernar, desabilite-o, pois esta opção consome espaço em disco e aumenta o tempo de boot e desligamento.

Clique em Iniciar>Painel de Controle>Opções de energia.

Vá até a aba Hibernar, desmarque a opção Ativar hibernação, clique em Aplicar e ok

depois.

17 - Desinstalar Assistente para limpeza da área de trabalho

É uma outra opção disponibilizada que também consome recursos. Para desabilitá-la:

Caminho: Painel de Controle > Video > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Geral > Desabilitar Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias .

18 - Retirando arquivos "thumbs.db"

Quando você visualiza imagens e vídeos no modo miniaturas, o Windows cria um arquivo oculto chamado "thumbs.db" nas pastas onde as mesmas foram visualizadas, deixando seu computador com vários destes arquivos consumindo um espaço desnecessário dependendo da quantidade de imagem que você possua. Esses arquivos não aparecem no Windows Explorer, devido ao fato de estarem ocultos, mas aparecem em disquetes ou cds, novamente ocupando espaço. Para livrar-se desses arquivos, siga os seguintes passos:

No Windows Explorer clique em: Ferramentas>Opções de pasta>Modo de exibição. Marque um x em Não armazenar miniaturas em cache. Clique em Aplicar em todas as pastas, clique em aplicar e em OK.

 

Downloads do Post

Clique com o botão direito na figura ou no nome do arquivo e escolha a opção "Salvar Como", em seguida execute o arquivo com um duplo clique. Confirme a execução e pronto, depois de executá-los reinicie o computador.

icone-registro

 

AlwaysUnloadDLL.reg

 

icone-registro

 

DisablePagingExecutive.reg

 

icone-registro

 

Disableprefetch.reg

 

 

Atenção, sempre verique arquivos desse tipo antes de executá-los, ao mexer no Registro do Windows, códigos maliciosos podem ser inseridos, em caso de dúvida abra o arquivo com o bloco de notas ou um editor da sua preferência e verifique o seu conteúdo.





3 Comentários:

Anônimo disse...

Oi Amigo, Ta legal esse post, eu nao sabia que a dica Acelerando o sistema pelo system.ini funcionasse no XP, pensei que so funcionasse no Win9X.

Anônimo disse...

Muito bom o post, é de enorme ajuda acima de tudo.

Anônimo disse...

Mestre suas dicas foram e com certeza serão de grande valia. Obrigado!!!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails