quinta-feira, 5 de junho de 2008

Mac OS X - Leopard (x86)

Realmente dessa vez eu me atrasei um pouco com as postagens, mas tenho uma justificativa: Depois de um tanto de ralação e muita pesquisa em diversos fórums, acabei descobrindo um outro mundo em termos de sistema operacional, o mundo do Mac OS X (x86).
Um grupo de pessoas (e não é sempre assim?) criou um projeto para portar o sistema operacional da Apple, antes exclusivo apenas para as máquinas da própria Apple é claro, para o PC. Como isso é possível? Não era, passou a ser quando a Apple adotou a Intel como fabricante de seus processadores, a maior diferença hoje em dia de uma máquina Apple para um PC é o SO, e isso acabou de ser burlado.

Vamos ao politicamente correto:
Quero deixar bem claro aqui que todos os testes feitos, e todos os tutoriais encontrados na Internet são para “estudo”, a Apple NÃO vende o SO dela sem ser para um MAC, então qualquer versão que você encontre para download como a desses sites de torrents tipo mini nova e pirate bay, é PIRATA, sujeito à multa e a tudo aquilo que vocês já sabem. Todos que escrevem a respeito deixam isso bem claro, se quer testar, vai ter que baixar uma versão ilegal do Mac OS, a menos que você seja um desenvolvedor Apple cadastrado.

Bem, se todos que instalam fazem isso eu não sei, a recomendação e o aviso estão dados. :D

A primeira versão que eu testei foi uma imagem do vmware com a “distribuição” iAtkos R2, e não funcionou, como eu uso o Vista 64 e as versões de vmware que o autor recomendou para executá-lo não rodam no meu SO eu nem esquentei muito. Peguei um dvd de instalação do iAtkos R2 e um HD de 80 gb IDE que estava encostado desde o meu último upgrade e fui à luta, e... nada, a instalação não carregava nem a interface gráfica, travava. Então decidi me aprofundar mais no assunto, comecei a freqüentar os fóruns do OS x86 e a ler tudo que era relativo a instalação em uma máquina com processador AMD, aliás, isso foi outra coisa que descobri, como o SO foi feito para processadores Intel é necessário uma versão específica para rodar em um AMD, isso vale também para arquivos que “emulam” a BIOS do MAC com relação a velocidade de memória (667,800..), são MUITOS detalhes, e na verdade até fico satisfeito com isso, significa que o pessoal da Apple é bem específico no que se refere a hardware, isso significa um otimização e um aproveitamento melhor do equipamento utilizado. Bem, cheguei a uma versão, o “Kalyway 10.5.2 DVD Intel_Amd (sse2/sse3) EFI V8”, é uma versão recente, com muitas das atualizações necessárias já pré-instaladas, e já com vários kernels, possibilitando ao usuário escolher qual durante o boot. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi justamente o fato de ele suportar uma variedade maior de hardwares.

Configuração da máquina de testes:

Placa mãe: Gigabyte - ga-ma69vm-s2 - chipset R690
Processador: AMD X2 4400 – 2.4 ghz dual core
Memória: 2 Gb DDR2 800 Markvision
HD: 1 SATA II Maxtor 250 Gb, 1 IDE Maxtor 80 Gb
Gravador de DVD – Sony
Vídeo: Radeon X1200 (onboard)
Rede: Realtek 10/100/1000 (onboard).


É importante passar a configuração onde estou instalando o sistema, ele é bem chatinho, recomendo acessar a página da HCL dele (hardware compatibility list) na página wiki do projeto . Eu acessei e vi que a minha placa mãe estava lá, mas não usando vídeo onboard, e foi justamente onde eu tive que sofrer mais um pouco para configurar, mas a distribuição que eu peguei veio com um programa que “limpa” as extensões para vídeo, deixando ele carregar no vídeo básico. Mas o que não menciona no guia de instalação é que isso só funciona se você limpar o “cache”, é isso mesmo, ele faz um cache de drivers e configurações.
Link para o guia do Kalyway .
DSC03380Ao instalar, na guia de opções de instalação, recomendo não  instalar os drivers adicionais, deixe-o carregar os drivers básicos, quando se aprofundar mais no assunto instale o driver da sua placa. (Ainda estou vendo como instalar o da minha)
Uma coisa que achei interessante: as pessoas gostam do Mac por ser simples e fácil, em um Mac pode ser, mas a versão portada para o PC exige um nível alto de conhecimento para resolver os problemas na instalação, o OS X é baseado em Unix BSD, e foi nessa plataforma que tive que configurar kernel, vídeo e som. Se você der sorte, seu hardware é mais compatível que o meu e tudo vai funcionar de primeira, se isso acontecer me mande um email com sugestões de números para a mega-sena ok?
Voltando, o OS rodou rápido, após um longo boot, a interface é bem agradável, se você usa o Vista não vai levar muito tempo para se adaptar, não no uso do dia a dia (planilhas, documentos, Internet, emails, etc.), mas com relação a alterar as configurações, quanta diferença, vai demorar um pouco mais para saber por exemplo, onde eu escolho o driver de vídeo que quero utilizar.
Vou ver se eu consigo ficar utilizando só o OS X por um tempo, assim vou poder dar a minha opinião, o Safari (web browser da Apple) já digo de antemão que achei ele tão pesado quanto o IE, e que instalei um Firefox for Mac, aliás, a instalação de aplicativos no Mac é um capítulo à parte, abra o arquivo de imagem e arraste o ícone da aplicação para a pasta Applications e.. MAIS NADA, é só usar, achei isso sensacional. O OS X é bonito, roda leve, o gerenciador de arquivos (Finder) dele é interessante, com uma opção de visualização de arquivos idêntica ao do iTune, cheio de efeitos visuais, parecido com o Beryl no efeito de minimizar e maximizar, e pelo que li, tem tantas outras firulas que acho que comecei a entender a preferência dos designers e arquitetos por ele :D. Brincadeiras à parte, ainda não usei o suficiente para verificar a estabilidade ou performance mas como ele é baseado em um sistema Unix, tem tudo para ser bem estável e otimizado. Ainda estou vendo como capturar as telas, iniciante é triste rsrsrs, mas assim que possível eu posto algumas aqui.

Algumas dicas:
A instalação em si até que é simples, preste atenção porque a parte de “Opções” fica em um botão na esquerda, na última tela da instalação;
Se não instalar os drivers e softwares extras, a sua chance de Resumo da instalaçãofuncionar aumenta em 80%, pelo que tenho visto em fóruns os maiores problemas são justamente nesses componentes (gostaria de ter lido isso antes);
A cópia dos arquivos demorou 4:30hr, não está errado é isso mesmo QUATRO HORAS E MEIA, na máquina com a configuração acima, então coloque para instalar e vá passear;
Não vi nenhum fórum, guia, tutorial ou dica em português, então é bom estar com o inglês em dia;
A versão que eu instalei tem suporte para NTFS, ou seja, pelo Os X eu visualizo e abro os arquivos do Vista;
É possível instalar o OS X em uma partição e escolher qual sistema operacional usar no boot (minha próxima missão, depois do driver de vídeo é claro :);
Uma coisa importante, o boot padrão usa a opção –legacy para o kernel (faz o SO rodar em 32 bits), só consegui carregar a interface gráfica do OS X quando REMOVI essa opção.

Opinião da galera sobre a confiabilidade do MAC OS X :Aqui


Acredito que agora que está (quase) tudo instalado e funcionando eu consiga ver a “facilidade” no uso do Mac, dizem os MacXiitas que “Tudo no Mac OS é instintivo”, já não achei tanto, mas como estou a 16 anos usando o Windows vou passar mais um tempo com o OS X, daqui a um tempo eu volto a falar no assunto.






14 Comentários:

Anônimo disse...

Ele roda com -legacy msm? como eu faço pra desativar isso? pq eu to sem interface grafica!

mande um e-mail pra mim por favor!
nemesis_knoxville@yahoo.com.br
se quiser add no msn tbm, eh esse yahoo ai!

lordtux disse...

Olá,

Tenho um pc com uma configuração parecidada com a sua, a placa mãe é a mesma, estou tentado instalar o mesmo dvd que vc usou mas não estou conseguindo, já fiz de tudo, vi que voçe falou alguma coisa da opçao -legacy, pode me dize como faz isso, como eu desativo essa opção, poderia me responder, ficaria muito grato.
Estou doido para instala-lo no meu pc.

Rogério Macedo disse...

lordedipo, se a sua configuração é parecida com a minha tente o tutorial:
http://blog.blogalisando.com/2008/08/instalando-o-mac-os-x-leopard-x86.html
E o -legacy está no arquivo com.apple.Boot.plist em \Library\Preferences\System Configuration\.
Dá uma lida depois no artigo http://blog.blogalisando.com/2008/08/mac-os-x-leopard-x86-kalyway-concluses.html.

Um abraço.

lordtux disse...

Como você fez para editar o arquivo, estou no ubuntu, montei a imagem iso mas somente me aparecem dois arquivos, e não a estrutura de diretórios completa.

Anônimo disse...

Oi rogerio, ainda estou aguardando sua resposta. Só preciso saber como faço para editar o arquivos que vc me mostrou, quando monto no ubuntu so me aparece dois arquivos, será que tenho que fazer isso com algum programa pra windows?

Rogério Macedo disse...

Desculpe a demora camarada, ando meio enrolado no trabalho, mas esse arquivo que eu passei você só edita depois de instalar o Mac Os, e depois dá o boot com o parâmetro -x para iniciar no modo de segurança dele e depois edite o arquivo.
Se não conseguir carregar a GUI você pode ainda tentar os kernels sleepkernel, speedstepkernel ou o modbinkernel, basta digitar o nome do kernel na opção de load. Em caso de dúvidas digite ? no bootloader e veja as opções, lembre-se de que tem que estar com o boot por usb desabilitado.
Se não funcionar me descreva exatamente onde está parando a instalação.

Anônimo disse...

Rogerio,

Não deu, usei varias opções, -x, -f, plataform=acpi, plataform=x86, varias opções de kernel e não funciona, mas em todos um erro que é comum é um erro de leitura ou escrita e as vezes dá um erro de IO.

Dando uma olhada no wiki eu vi que ele trabalha no Bios v6, a versão do meu Bios é o v7.

Qual é a versão do seu Bios, pode confirmar isso pra mim. Se for isso ai tentarei fazer um downgrade de bios.

lordtux disse...

Rogério,

Fiz o downgrade do Bios mas não funcionou. Não sei mais o que fazer, estranho já que nossas configurações são parecidas, meu processador é um 4000+, placa de video geforce 8600gt e memoria kingston 667.

Depois de tudo atualizei o Bios para a versão F8 mais dá tudo na mesma.

Rogério Macedo disse...

Eu uso a bios F8, desculpe não ter respondido antes. Qual a mensagem de erro? Quando você dá o boot com o parâmetro -v qual a mensagem exibida?
Outro detalhe, quando eu instalei a primeira vez eu não tinha a Geforce 8600, eu instalei usando o vídeo onboard, mas quando espetei a placa ele reconheceu direto por nvinject, verifique as opções que vc está usando na instalação e escolha apenas 1 driver de vídeo, lembre-se de instalar TODOS os drivers de disco "OnboardAta" etc.. Marque apenas 1 patch para AMD, eu marquei o primeiro.
Coloquei o passo a passo de tudo o que eu fiz no tutorial aqui no blog. Nas próprias opções de instalação tem como vc marcar o "-legacy" ou o "cpus=1", dê uma olhada.
Estou no aguardo.

lordtux disse...

Não deu mesmo, não inicia nem com reza brava, coloco abaixo algumas imagens que tirem, utilizei varia opções, ate o menos legacy. É muito esquisito, deveria funcionar já que nossas placas mães são as mesmas, taí as imagens:

http://img404.imageshack.us/my.php?image=03102008366.jpg

http://img404.imageshack.us/my.php?image=03102008368rotacionado.jpg

http://img404.imageshack.us/my.php?image=02102008365.jpg

http://img404.imageshack.us/my.php?image=03102008367.jpg

E ai, o que que você acha que é.

Rogério Macedo disse...

Você tem quantos hds?
Ele está procurando o boot no quarto hd- disk3s2 (hd 4 partição 2)
coloca o hd de forma que fique disk0s2 ( disco 1 partição 2) ou seja, coloque-o como master e se necessário desative os outros fisicamente. Desative o boot por usb. Ele está dando erro de leitura de disco, esse HD está bom? Se precisar você pode especificar qual a unidade com o parâmetro dev=disk0s2.

Anônimo disse...

Olha, tenho três hds, dois sata e um ide, mas teve uma hora que eu deixei só o ide e sempre acaba dando erro de IO, mas vou fazer isso que vc disse e assim que conseguir eu post aqui.

Valew.!!

Anônimo disse...

Hello theгe, I found уour websіte by the use of
Google while searching for a simіlar matter,
your web site came up, іt seems gοod.
I've bookmarked it in my google bookmarks.
Hi there, simply became aware of your blog thru Google, and found that it is really informative. I am going to be careful for brussels. I'll be grateful for those who cοntіnue
this іn future. Lots of otheг ρeoplе shall
be benefіted out of yοur writing. Cheers!


Feеl free to viѕit my blog post :: reputation management

Anônimo disse...

Μy brother recommenԁed I might like thіѕ ωеb sitе.
He was once totally right. This submit trulу made my daу.
You cann't consider simply how so much time I had spent for this information! Thanks!

Also visit my site; Lloyd Irvin

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails