sábado, 31 de maio de 2008

Comprando um monitor





Depois de escrever sobre os itens necessários para avaliação na hora de comprar um computador, resolvi esmiuçar um pouco mais e entrar em detalhes sobre a escolha do monitor, é um item importante tanto para a saúde quanto para o bolso.

Com a queda de preços em produtos de informática os monitores de LCD estão se tornando um padrão, ocupam menos espaço, são mais elegantes, bonitos e econômicos. Só para se ter uma idéia da economia:



Um CRT (monitor comum) Flatron T730SH gasta 73w ligado, segundo o site da LG.

Um LCD Flatron L1750S gasta 43w, ou seja 30w a menos, ou 40% de economia.



Obviamente a diferença na sua conta vai ser proporcional ao tempo que você utiliza o computador, mas outra coisa que vai causar uma diferença grande é que o LCD em standby consome apenas 1w contra + ou - 15w do CRT.



Se esses não forem motivos suficientes para começar a pensar em trocar, em alguns anos você não terá escolha, o lucro do monitor LCD é bem maior, e o mercado está caminhando para o fim dos CRT.

Um outro fator que deixa muita gente em dúvida, o tamanho do monitor, se você acha que um monitor de 17’’ está de bom tamanho e que não precisa de nada maior eu te pergunto: “Alguma vez já sentou em frente a um de 20’’ ou mais?”



Em um post do Julio Preuss achei uma coisa muito interessante que fala de produtividade em monitores maiores:



“...me deparei com um artigo publicado pelo Wall Street Journal, dois meses atrás, a respeito de um estudo da Universidade de Utah sobre a produtividade de quem trabalha com monitores maiores (patrocinado pela NEC, há que se esclarecer). Ainda não encontrei a pesquisa completa na Web, mas um link que Jon Eric deixou nos comentários da matéria aponta para um outro estudo da mesma universidade sobre os benefícios de usar dois ou três monitores juntos. Foi publicado em 2004 e traz algumas informações defasadas mas, ainda assim, os resultados são interessantes.



Os comentários no site do WSJ citam também as práticas do Google, cujos escritórios são considerados verdadeiros paraísos nerds. Lá, segundo um Googler anônimo, os engenheiros poderiam optar entre um LCD de 30 polegadas ou dois de 24", enquanto os funcionários de menor ranking trabalhariam sempre com uma tela de 24". Não sei o quanto disso é verdade, mas ontem visitei a redação do Serviço Mundial da BBC e não pude deixar de observar que todos os editores trabalham com pares de monitores de 19 polegadas ou mais, enquanto os produtores de vídeo têm LCDs de, no mínimo, 22".



Voltando ao estudo recente: os pesquisadores deram uma série de tarefas típicas de escritório, envolvendo edição de texto e planilhas, para suas cobaias realizarem em diferentes configurações de monitores: 18 polegadas (tamanho um tanto raro, não?), 24 polegadas, 26 polegadas e dois de 20 polegadas. O resultado foi que as pessoas usando a tela de 24" concluíram o trabalho 52% mais rápido que as do monitor de 18", enquanto quem usou o par de telas de 20" foi 44% mais eficiente.



O autor do trabalho conclui que isso significaria uma economia de 2,5 horas de trabalho por dia - assumindo que as pessoas de fato trabalhassem 8 horas por turno, o que ele mesmo reconhece que não é bem verdade. De qualquer forma, usando esses números, alguém que ganhe R$ 2 mil por mês (aproximadamente R$ 100 por dia útil ou R$ 12,50 por hora) poderia chegar para o chefe e apresentar uma conta mostrando que um monitor de 22 polegadas (em torno de R$ 1,2 mil) se pagaria em dois meses!



Por outro lado, a pesquisa mostrou (mas não explicou) que os felizardos com o telão de 26" perderam produtividade...”



Eu acredito que a partir de determinado tamanho a pessoa se perca na tela rsrsrs, quanto a usar dois monitores, eu acho sensacional, já usei alguns anos atrás quando desenvolvia e você editar o código em um monitor e visualizar o resultado em outro com certeza é muito bom. Uma das coisas que notei nesses monitores, é que um LCD de 17’’ widescreen não vale a pena, a altura da tela fica praticamente a mesma de um de 15’’, eu acho que widescreen só começa a valer a pena a partir de 20’’. E para quem esteve na selva amazônica, isolado do mundo nos últimos 20 anos, widescreen é o tipo de tela com proporção de 16:9, ou seja: mais larga, formando um retângulo e não um quadrado como as telas normais.



Outro fator importante na escolha de um LCD é a taxa de contraste, a diferença na imagem entre um monitor de 10000:1 e um 3000:1 é nítida, atualmente duas empresas estão competindo com monitores com taxas acima de 5000:1 a LG e a Samsung. Mas uma coisa eu digo, se você está saindo de um monitor CRT, um 3000:1 é maravilhoso, o meu é com essa taxa de contraste, e não tenho do que reclamar.

Taxa de atualização, você já deve ter ouvido falar nisso, ou então quando leu um anúncio viu “8ms”, isso é a taxa de atualização do monitor, quanto menor a taxa melhor a qualidade da imagem em movimento, os lcds antigos tinham um efeito de “sombra” no movimento de imagens, quanto menor a taxa menor o efeito, para um usuário comum 8ms está ótimo, vê-se um filme tranqüilamente. Observe a resolução máxima do monitor, geralmente um de 17’’ faz 1280x1024, isso um monitor comum, se for abaixo disso o modelo pode ser antigo.



Marcas recomendadas: LG, Samsung e AOC.

Teste o monitor na hora da compra, verifique se tem “pontinhos” pretos ou brancos, para isso você vai ter que colocar a tela com o fundo todo preto e depois com o fundo todo branco, esse “pontinhos” são os famosos “Dead Pixels” (pixels mortos), e eles não saem NUNCA. Tive que trocar o meu, só vi os dead pixels quando cheguei em casa.



O retorno que eu tive dos logistas foi o seguinte: Samsung tem o melhor design (são lindos) e a qualidade de imagem rivaliza com o LG, mas os dois tem tido bastante trocas por defeito de fabricação, o AOC é um pouco inferior, mas o preço é bem menor e não tem tido tanta troca quanto os outros dois. Proview eu nem considerei, a imagem é a piorzinha e tem voltado bastante. Então, eu comprei um AOC, e estou satisfeito com a qualidade, mesmo tendo que trocá-lo no dia seguinte devido aos deadpixels.





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