sexta-feira, 16 de maio de 2008

Windows Vista 64 bits



Assim que lançaram o SP1 do Vista eu pensei: "Tá na hora de instalar esse cara", como a maioria das pessoas que não quer ter muito trabalho com a máquina de casa, eu relutei bastante antes de sair do Windows XP, já tinha tentado usar o Vista um tempo atrás, uma versão RC1 se não me engano, mas na minha máquina na época (um Atlhon XP 2000 com 512 Mb de RAM) ele não rodou legal, ficou pesado e lento, e a minha placa de vídeo não suportava os efeitos do tão falado "Aero", não suportava a minha placa de TV, a webcam, a placa de vídeo e por aí vai.... Com tudo isso, eu tinha desistido e voltado para o XP, que rodava rápido e não tinha problemas com drivers.

Conversei com algumas pessoas que estavam utilizando o Vista, ouvi um tanto de reclamações, outro tanto de elogios e vi que o que as pessoas reclamavam eram de coisas específicas: a grande maioria de lentidão, devido a pouca memória, da dificuldade em se configurar algumas coisas, acredito que devido à diferença de interface, ao espaço em disco consumido, e várias outras coisas menores. Quem acabou me convencendo foi um sobrinho, que estava utilizando o Vista em um X2 com 4 gb de ram e ele descrevia o sistema como a oitava maravilha do mundo, como ele é meio fanático por upgrades fiquei meio pé atrás, mas ao saber que o NFS Pro Street estava rodando redondo no Vista, resolvi arriscar.

Bem, para começar fui dar uma olhada nas distribuições disponíveis, e como já tinha testado o XP 64 (futuramente eu escrevo alguma coisa sobre esse), resolvi instalar o Vista 64 para testar, durante a instalação tudo tranqüilo, a mesma demora de sempre, acho que li em algum lugar que o Vista instala mais rápido que o XP, deve ser qualquer outra versão porque a Ultimate 64 consumiu 17 gigas de disco e demorou bastante. Instalado o básico, foi a vez dos drivers, tive que baixar os drivers de rede, vídeo e som do site da Gigabyte, não se porque motivo os drivers para Vista 64 não estavam no CD, a minha sorte foi ter visto isso antes, porque senão teria que baixar isso na casa de alguém. Instalei os drivers e o SP1 em seguida, e lá estava eu com um sistema operacional de última geração, rodando rápido (2 Gb de ram para garantir isso), e nada de webcam, placa de TV e bluetooth, o pior é que: os fabricantes não possuem drivers para o Vista, e nem irão desenvolver pelo visto, ou seja, hardware antigo não tem vez, isso porquê a minha placa de TV tem 4 anos, a Kworld, a Genius e a AllLine estão reprovadas no quesito respeito ao usuário, a minha webcam nem consta no site da Genius, assim como a placa de TV não está mais no site da Kworld, eles foram retirados dos sites. Eu já estava querendo trocar a placa de tv, de olho em uma de maior resolução e com mais funcionalidades, o bluetooth funcionou com o Bluesoleil, excelente programa diga-se de passagem, agora a webcam me deixou triste, ainda bem que foi barata, muito provavelmente vai para o meu cunhado de presente.

Já instalei outros programas como o uTorrent, Firefox, Acrobat Reader, Photoshop, LimeWire, Office, Palm Desktop, Motorola Phone Tools, Clone DVD, Nero, DVD Decripter, Java SDK 32 e 64 bits, entre outros, tudo está funcionando muito bem, o único problema que encontrei foi ao instalar o Vmware Player, pelo que pude diagnosticar, ao entrar a rede virtual o dhcp interferia no dhcp do cable modem do AJato, as conexões ficaram muito estranhas, ao que me parecia o IE não sabia qual o default gateway dele, porque mesmo com um ip válido o IE não conseguia exibir as páginas, mas o MSN funcionava, as coisas voltaram ao normal quando desativei as interfaces virtuais.

A performance do Vista 64 é uns 20% superior ao do 32, o gerenciamento de processos dele é show, ainda não tive um problema em que precisasse reiniciar o computador para fechar algum programa, e os jogos ficaram mais rápidos, acredito que isso se deve ao acesso à memória em 64 bits.

Ao iniciar o micro percebi que sem abrir nada o Vista já estava consumindo 1 gigabyte de memória ram, óbvio que isso assusta, mas durante a utilização ao abrir o IE, o Word e outros aplicativos, percebi que o consumo não aumentava, e em alguns casos DIMINUÍA por incrível que pareça, pelo que pude perceber, ele carrega em memória partes das aplicações (pelo espaço consumido talvez até ela inteira) que você mais utiliza, isso agiliza na hora de executar o aplicativo em questão, e atrasa se você tiver pouca memória e ele errar o "cache".

Tive que trocar o HD, estava com um IDE de 80 gb, que já estava com pouco espaço em disco, e em um belo dia ao converter um MPEG2 de 8 gb para 4,4 gb, percebi que o micro não estava utilizando toda a capacidade de processamento, que é comum nesse tipo de processo, mas o HD não parava, resumindo: o processador estava esperando a gravação em disco do arquivo, isso nunca tinha acontecido comigo no XP pois esse tipo de processo é pesado e geralmente toda a capacidade do processador é utilizada, mas o Vista estava utilizando a memória ram praticamente toda, e o processamento em 58%, a conversão do vídeo não só ficou mais rápida usando 64 bits, como o gargalo mudou para a parte mais lenta, que é o HD. Coloquei um Sata II de 250 Gb e 8mb de cache, o HD continua sendo o gargalo, mas acelerou ainda mais o processo e permitiu uma utilização melhor do processador. Mas percebam, mesmo com o "problema" que estava acontecendo, ficou bem mais rápida a conversão usando o Vista 64.

Quantas vezes vocês viram o XP utilizar 2 gb de memória? Ao descompactar um arquivo de 3,5gb, o winrar fez um cache em memória que consumiu tudo que tinha disponível, e o mais importante: mantendo a máquina utilizável.

Instalei o language pack Português, e passei o perfil da minha esposa para português, mantendo o meu em inglês, ter essa opção de idioma por perfil achei ótimo.

Testei também as funções de comando de voz do Vista, descobri que a minha pronúncia do inglês está horrível, porque tive que falar no mínimo 3 vezes cada comando, e ditado então nem pensar, precisa amadurecer um pouco o reconhecimento de voz, mas com algum treino dá para usar na boa. É muito legal colocar uma música para tocar só mandando no micro, mas depois que passa a novidade, ou que você percebe que estando rouco por causa das cervas geladas não funciona, acaba desativando o recurso.

Conclusão: Achei o Vista estável, rápido e bonito. Levei um tempinho para me acostumar com a nova interface, mas isso é rápido. Não tentem utilizar ele com menos de 2 ghz de processamento, 80 gb livres de disco e no mínimo 1 gb de ram. A barra lateral é útil e não atrapalha se você usar um monitor widescreen, já não gostei dela em um monitor normal. Roda a maioria das aplicações sem neuras, mas para hardware mais antigo vale uma verificação se existe um driver para Vista antes de migrar.

Ainda não desisti de colocar a placa de TV para funcionar nele, estou querendo comprar outra, mas até lá vou continuar tentando, se conseguir eu posto aqui como foi, pois pelo que eu vi na web tem um porrilhão de gente tentando também.





2 Comentários:

Anônimo disse...

Esse teu sobrinho sabe das coisas mesmo...
Vista x64 é o melhor...

Anônimo disse...

foci feliz por vc amigo, pois não tenho sido feliz com o meu windows 64. Eu tinha um lap hp turion x2 1.9, 2 de ham , video nvidea 256 e o vista 32, era uma maravilha, sem grandes problemas, rodava uma cassetada de programas ao mesmo tempo. Mas como eu uso programas pesados como 3dmax, photoshop e autocad, diga-se de passagem ao mesmo tempo, resolvi comprar um mais potente. troquei por outro hp, agora 2.1 turionx2, 4 de ham e ATI de ate 1800mb conpartilhado.. veio com o 64bits e pra minha surpresa ele ta uma lerdeza. como vc disse so de ligar já toma 1g do ham, e demora 30s pra abrir uma pagina do word.. isso não ta certo.. não sei o que fazer pra arrumar. tem alguma idéia?

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails