sábado, 24 de maio de 2008

FreeBSD, vocês conhecem?



Rcentemente estava conversando com alguns amigos e tive um feedback sobre o Blog, um deles falou que estou muito partidário à Microsoft, devido ao post sobre o Vista 64, eu disse a ele que eu simplesmente escrevi a minha opinião, mas para mostrar que eu não sou partidário a nenhum sistema operacional, decidi escrever uma série sobre eles, começando pelo FreeBSD, que não é Linux, é UNIX, é um sistema operacional diferente e independente.

A primeira idéia que eu tive foi de pegar uma máquina antiga que está pegando poeira aqui em um canto e instalar o FreeBSD nele, mas isso não deu muito certo, não consegui colocar a máquina estável pois os pentes de memória não estão bons, às vezes são reconhecidos, às vezes não, como eu iria utilizar essa máquina como gerenciador de downloads, ela seria aquela que ficaria 24 horas ligada, então teria que ter um hardware no mínimo estável, era um K62 500 com 98 mb de memória, que definitivamente agora está no céu das máquinas. Essa tentativa de "ressuscitar" essa máquina me consumiu um tempo maior do que o esperado, sabem como é, depois de um tempo vira questão de honra, mas tive que me dar por vencido.

Então só me restou uma alternativa, uma máquina virtual. Apesar de ter instalado um Ubuntu em uma VM (virtual machine) usando o Virtual PC da Microsoft, resolvi instalar o FreeBSD nele dessa vez, existe uma distribuição do PCBSD (que é a versão do FreeBSD para usuário final) disponível para download no formato do VmWare, que está baixando enquanto escreve esse post. Mas eu não desisti de instalar eu mesmo o FreeBSD, estou instalando enquanto escrevo.

Deixe eu explicar o porquê de falar do FreeBSD, eu tenho um amigo que é mais do que fã desse SO, e ele acabou me convencendo a testá-lo, como falei antes, eu acredito que o mundo Linux/Unix tem o seu lugar no mercado, são versáteis e ótimos servidores, principalmente nos quesitos segurança, estabilidade, escalabilidade e performance. São nesses pontos que o FreeBSD se destaca, para se ter uma idéia da estabilidade, o kernel do Windows 2003 foi baseado no FreeBSD, para se ter uma idéia de performance, alguns anos atrás quando a Microsoft comprou a Hotmail todos os servidores eram FreeBSD, ao trocar para servidor Windows NT o site CAIU, as máquinas com Windows NT não agüentaram o número de requisições ( o Hotmail já tinha milhares de usuários na época), a Microsoft então teve que voltar ao sistema anterior.

Porquê não é tão usado se é tão bom? Ele É muito utilizado, mas em áreas específicas, ele não é muito difundido no Brasil ainda, os profissionais da área estudam o Windows Server porque ele é o mais utilizado, e ele é o mais utilizado porque a maioria dos profissionais trabalha com ele, além desse efeito Tostines, ainda tem o item de suporte, por ser um sistema free, construído no mesmo molde do Linux, ele não tem um "pai", as empresas querem ter a quem recorrer, a idéia de que não existe um suporte da empresa criadora, por não existir uma empresa criadora, afasta esses sistemas do mundo corporativo. Atualmente já existem empresas no país que "adotaram" o FreeBSD, oferecendo suporte e treinamento. Outro grande problema é a falta de aplicativos, o que eu tenho visto em empresas de desenvolvimento é um grande número de migração para Java, não vou dizer que o Java é a linguagem do futuro, mas a portabilidade dessa linguagem é um dos fatores que pode fazer uma empresa adotar servidores web ou servidores de aplicativos baseados em FreeBSD ou Linux.

Não tenho muito mais o que falar do FreeBSD, após a instalação ele não inicia em uma interface gráfica, pede usuário e senha no prompt de comando, bem essa versão que eu instalei pelo menos, pois estava lendo a respeito da nova versão a 7.0, e parece ser bem mais amigável.

O FreeBSD é recomendado para usuários avançados, conhecedores de Unix e que precisam de performance, ou que sejam curiosos e queiram colocar uma máquina antiga para funcionar, pois os requisitos mínimos dele são realmente mínimos.

Se querem saber mais, visitem a página do projeto: HTTP://www.freebsd.org.



Como o Freebsd foi feito para servidores, ele deu origem ao projeto PCBSD, usando o mesmo kernel e aproveitando a estabilidade e robustez de seu "pai", o PCBSD é rápido, estável e está aí concorrendo com todas as distribuições Linux do mercado. Eu levantei uma máquina virtual com ele, e mesmo em uma VM ele rodou rápido e tranqüilo, fiquei pasmo ao abrir a página do blog mais rápido no Konqueror do PCBSD do que no Firefox do Windows, a configuração de rede foi tranqüila, levantei a máquina e já comecei a navegar na web, se a instalação dele for assim tão tranqüila é um ponto positivo. Consegui uma taxa de download do pbiDir, que é o repositório de aplicativos para o PCBSD de 110 kbs, considerando que o meu link é de 600kbs e eu nunca tinha passado de 65kbs em download acabo de perceber que em termos de rede a Microsoft ainda tem muito o que aprender.

A figura ao lado é o Firefox que eu baixei e instalei no PCBSD, a uma média de download de 75 kbps.

Para quem gosta do mundo Linux, ta aí a dica, recomendo o teste.





0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails