quarta-feira, 14 de maio de 2008

Comprando um computador

Aviso ao pessoal mais HARD USER, escrevi esse post tendo como público alvo as pessoas que NÃO SÃO profissionais da área, nem tem a intenção de ser, mas querem saber um pouco mais antes de decidir sobre a compra de um equipamento.


Uma das coisas que mais me perguntam hoje em dia é se determinado computador é bom, ou sobre qual computador comprar, e como sempre, como todo bom analista, a resposta é DEPENDE!! E depende MESMO, não é uma resposta evasiva, é que tudo depende do que você quer fazer com o computador, o preço da máquina pode variar de mil a 5 mil reais de acordo com isso.

Quer um exemplo?? Se você gosta de jogar, vai precisar de uma boa placa de vídeo, uma placa de vídeo razoável custa em média R$ 350,00, uma razoável e não uma top de linha, se for jogar esses de última geração, só essa placa pode chegar a R$ 1000,00, isso mesmo, só a placa de vídeo!

Como estou querendo escrever esse artigo para algumas pessoas que entendem tanto de informática quanto de física quântica, talvez um pouco menos de informática, vamos ver quais são os componentes que precisam de uma olhada para a compra de um micro:

Processador

Placa de vídeo

Placa mãe

HD – Hard Disk

Memória

Unidade de CD ou DVD de somente leitura ou de leitura e gravação

Unidade de disquete (pouco usado hoje em dia)

Unidade de leitura de cartões (sendo utilizado no lugar do disquete)

Monitor

Teclado e Mouse


Bastante coisa? Nem tanto, considerando que você não vai precisar entrar em muitos detalhes de cada componente, você não vai consertar um computador, apenas comprar um. Agora vamos ver o que é cada componente:

Processador : É o cérebro da máquina, a velocidade desse componente é um dos fatores predominantes na velocidade final do micro, existem dois grandes fabricantes, Intel e AMD, e DEZENAS de modelos. Para simplificar as coisas vamos lembrar que eu estou falando de máquinas desktop e não de notebooks (existem processadores específicos para notebooks). Na minha opinião os processadores DUAL CORE (são praticamente dois processadores em um) são os de melhor custo benefício, rodam bem praticamente todos os sistemas operacionais atuais, incluindo o Windows Vista, e muitos jogos também. Mesmo que você não jogue, qualquer aplicativo gráfico como o de edição de fotos fica bem rápido com um processador desses. Eu utilizo um AMD X2 4400, são dois núcleos de 2,4 Ghz, todos os X2 e os Pentium Dual Core possuem dois núcleos, sendo os primeiros mais baratos.

Exemplos de preços:

Athlon 64 X2 3600+ - R$ 110,00 – Esse é o menor X2 na lista do site BoaDica hoje.
Athlon 64 X2 6400+ - R$ 394,90 – Esse é o top.


Core 2 Duo E4300 - 1.8 GHz - R$ 230,00 - Esse é o menor Intel no mesmo site.
Core 2 Duo E8400 BOX - R$ 470,00 – Esse é o top


Como podem ver, a diferença de preço não é algo a se ignorar, na MINHA opinião o ganho de performance com um processador Intel sobre um AMD de modelo concorrente é irrisório, e em alguns caso o AMD é mais rápido. Fica a critério de cada um.


Placa Mãe / Motherboard: É a placa principal, onde os outros componentes serão encaixados, observe que o modelo da placa deve ser de acordo com o processador que você escolher, os encaixes de processador são diferentes de acordo com o seu modelo e fabricante. Dê preferência à placas mais atuais e a marcas como Abit, Gigabyte, MSI e Asus. Nessa ordem.

Faixa de preços, (começando com placas para o processadores de core duplo (X2 e Core 2 Duo ):

AMD

GigaByte GA-M61SME-S2L - R$ 104,69 – Menor preço no BoaDica
GigaByte GA-MA790FX - R$ 1.300,00 - Maior preço


Intel

GigaByte GA-945GCM-S2C - R$ 110,80
Intel D5400XS - R$ 2.690,00


O que cria essa grande diferença de preços são os recursos da placa mãe, o suporte a mais de um processador, a mais de uma placa de vídeo, a mais de 6 hds e por aí vai. Mas não se assuste, para usuários comuns nada disso é necessário. Eu sou um usuário que utiliza aplicativos pesados e a minha placa mãe é uma Gigabyte comum.


Placa de vídeo: É a responsável pela qualidade e velocidade com que serão exibidas as imagens no seu monitor, no caso de gamers, as placas atuais dão suporte ao Windows Vista sem problemas, você só terá que se preocupar com esse componente se for utilizar o micro para jogos pesados, de alta qualidade gráfica. Eu utilizo o vídeo onboard, ou seja, a minha placa de vídeo é integrada com a placa mãe, possui uma qualidade razoável permitindo até que eu rode alguns bons jogos como Need for Speed. Antigamente os vídeos onboard poderiam até ser desconsiderados, pois eram muito ruins, mas felizmente a realidade agora é outra, o que nos proporciona uma certa economia, mas se o vídeo for onboard, que o seja Geforce ou ATI Radeon, são os dois fabricantes de vídeo que mandam no mercado.

Uma coisa que não se pode esquecer, existem 2 tipos de placa de vídeo, AGP que é o tipo mais antigo, e o PCI Express, o encaixe na placa mãe desses dois tipos são diferentes, então se você for comprar uma placa mãe razoavelmente atual, ela será do tipo PCI Express.

Faixas de preço :
ECS Elitegroup N5200-128TV - R$ 61,99 (AGP)
BFG 9800GX2 P - R$ 2.490,00 (PCI Express)

Novamente uma diferença gritante de preços, essa última tem saída para dois monitores LCD, HDMI, HDTV e uma capacidade de processamento de vídeo absurda.


HardDisk /HD/ Disco rígido – É onde a informação fica armazenada,quanto mais espaço melhor, para usuários normais existem dois tipos: IDE e SATA. O primeiro é o mais antigo e o mais lento, o segundo é mais novo. Novamente, uma das coisas a se prestar atenção ao se comprar a placa mãe, todas suportam o HD IDE, mas somente as razoavelmente atuais tem suporte a SATA. Um HD Sata de 250 Gb custa hoje R$ 146,00. Dê preferência sempre aos SATA.


Memória / RAM : Um item importante para quem quer utilizar o Vista ou os sistemas operacionais mais novos, se você escolher uma placa mãe que aceite DDR2, acredito que quase todas no mercado, o preço dessa memória é mais barato do que a DDR comum, isso porque essas já pararam de fabricar. Então é mais um ponto na escolha da placa mãe. Eu utilizo 2 Gb de RAM, e pretendo expandir futuramente para 4 ou mais, então comprei uma placa que suporta até 16 gb. Um pente de Memória DDR2 com a velocidade de 800 mhz está a R$ 37,99, eu recomendo a memória mais rápida que a sua placa mãe suportar, o tipo DDR2 vai até 800 e praticamente todas as placas que aceitem a DDR2, aceitam a 800.

Um observação, o Windows XP, O Vista 32 bits e todos os demais sistemas operacionais de 32 bits só aceitam até 4 Gb de memória.


Leitor/Gravador de CD e DVD: Não tenho muito o que falar nesse ponto, um gravador de DVD lê e grava tranquilamente CDs também, e um LG, que é a marca que predomina no mercado e é boa, está custando R$ 55,00, então se você acha que não vai precisar de um gravador de DVD, um aviso: o leitor de DVD ou de CDs apenas, não é encontrado no mercado mais.


Unidade de Disquete: Se você usa disquete, compre, eu nem coloquei isso na minha.


Unidade de leitora de cartões: O celular usa cartão, a câmera digital usa cartão, o palm usa cartão, então, coloque um leitor de cartões universal, fica bem mais prática do que ficar plugando todo mundo no micro.


Monitor: Outro item que caiu bem o preço, recomendo um LCD, é um pouco mais caro, mas você tira essa diferença em um ano na sua conta de luz.


Teclado e Mouse: Dê preferência a um mouse ótico e fuja do teclado compacto, é bonitinho mas fica uma merda para digitar.


Esse texto ficou bem maior do que eu esperava rsrsrs, espero que vocês entendam agora o famoso "depende" , simplesmente não tem como tirar do nada uma configuração ideal para alguém, é preciso saber o que a pessoa pretende fazer com o computador antes de recomendar uma configuração. E principalmente, acho que deu para perceber que a faixa de preço pode variar MUITO.

Futuramente vou escrever algo sobre notebooks, tem saído alguns a um preço bem acessível.





2 Comentários:

Anônimo disse...

Fala meu querido, falar de comprar micro é sempre uma complicação, pq sempre tem o depende, um amigo me perguntou quanto ficaria para ele montar um micro, e eu perguntei para que serviria o micro, em que ele seria usado, e ele me disse que principalmente para ouvir músicas e copia-las para o micro, então eu falei pra ele que não precisava de muita coisa a princípio de um HD bom de no mínimo 160Gb para armazenar as músicas e a placa mãe já vem com um som legal que é 8.1, mas o elemento insistiu que queria memória de 2 Gb, e eu disse que não precisava disso tudo 1 Gb já estava bom já que ele iria usar o Xp mesmo, mas tudo bem e na verdade ele nem usa toda essa memória.

Anônimo disse...

Êeee... adorei!!!
Este "coube" na minha cabeça...rss
Confesso que os posts "acima" são complicadinhos pra mim... :D
Abração amigo!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails