terça-feira, 21 de outubro de 2008

Dell Inspiron 1525 Mac OS X86 Pro Tutorial!

Antes de começar quero informar que esse artigo é uma tradução livre de um tutorial que encontrei na web de autoria não especificada, (creio ser do Richard que é quem responde as perguntas) no site http://www.espressoreport.com.

Nele é explicado como instalar o kalyway 10.5.2 no notebook Inspiron 1525 da Dell, esse note está no mercado por um bom preço, e transformá-lo em um Macbook hackintosh sairia pelo menos pela metade do preço de um Macbook original.


Vamos ver os detalhes do notebook:


  • Dell Inspiron 1525
  • (Best Buy Model: I1525-121B / SKU: 8878002)
  • Intel Pentium Dual Core 1.87 GHz
  • 15.4″ Glossy XGA HD Widescreen LCD (1280 x 800)
  • Intel Graphics Media Accelerator X3100 (Como MacBook e MacBook Air!)
  • 2 GB DDR2 Memory (até 4 GB!)
  • 160 GB SATA Hard Drive (5200 RPM)
  • Double-layer DVD±RW/CD-RW w/ Label Support
  • 16×4x16 DVD+RW; 8×4x16 DVD-RW; 40×24x40 CD-RW
  • Built-in 10/100 Ethernet, 56K Dial-up Modem, Dell 1395 Wi-Fi
  • USB 2.0, Firewire, ExpressCard/54, Lithium-ion Battery, Card Reader, etc.

Algumas coisas interessantes nesse note são: a capacidade de atualização para um SATA maior e mais rápido e o máximo de 4 GB de memória suportada. Mas o que é realmente atraente nele não está no hardware, e sim nos drivers e o suporte para o Mac OS X Leopard (comprovado até o 10.5.4). A placa wireless é reconhecida e usada pelo Airport e o gerenciamento de energia funciona. Esses são dois fortes fatores porque quem tem um note “meio-suportado” não consegue conectar utilizando a rede wireless ou preservar a vida da bateria. AH! Eu mencionei que não é necessário NENHUM driver de vídeo?? É isso aí, esse modelo é TOTALMENTE suportado com Quartz Extreme (QE) e Core Image(CI)!


É claro que para colocar o seu Inspiron rodando como o meu dá um pouco de trabalho, inclusive baixar os arquivos usuais dos locais usuais, locais como uma certa baia de ladrões ou um pequeno monstro verde, mas uma vez que você tenha gravado tudo em um DVD single layer, estará pronto para rodar em menos de uma hora! Eu sugiro fortemente para os novatos que não tentem colocar o dual boot ainda. Vamos começar com uma ocupação total do HD, sem partições.


1) Comece baixando em um computador de preferência com internet rápida. Você irá precisar de um gravador de DVD e algumas habilidades em com o Google (Googling skills – adorei o termo mas a tradução não fica legal) para achar tudo o que precisa. Boa Sorte para você.



Na verdade bastar ir a seção de downloads aqui do blog, coloquei o link de alguns torrents lá ;D



baixe :


“Mac OS X Leopard 10.5.2 Kalyway” (AMD/Intel)


Leopard Kalyway Combo Update 10.5.3


Grave em discos separados (óbvio) com no máximo 6x de velocidade.


2 – Insira seu novo DVD de instalação do Kalyway no seu note e dê o boot por ele. Estou assumindo que você tenha o Windows Vista pré-instalado, está tudo bem, já iremos limpar todo o lixo. Terá que esperar um instante pela tela de instalação e você verá uma série de linhas de texto, alguns erros também. Quando a tela carregar você será notificado que o seu teclado e o seu touchpad instantâneamente funcionarão fora do padrão (work out of the box). A primeira coisa que você precisa fazer é clicar em Tools na barra de menu e selecione Disk Utility. Uma vez carregado (deve levar um minuto), selecione o seu HD (160 Gb) clicando nele, e clique na tab “Erase”. Selecione “Mac OS Extended (Journaled)” para o formato do volume e para nome coloque “Macintosh HD” e clique em “Erase” (apagar se está instalando em português). Levará alguns minutos para limpar todas as instâncias do Bill Gates e você verá o seu novo “Macintosh HD” surgir. Uma vez completo, saia do Disk Utility e continue com a instalação seguindo as instruções da tela. Você deve clicar em “Customize” para instalar os extras que são inclusos no DVD do Kalyway. Tenha cuidado para não selecionar itens errados, como alguns que não pertencem ao seu hardware ou você estragará o seu próprio trabalho.



(Não era bem isso mas “screwing yourself later” vocês entendem né?).



Após completada a instalação reinicie o seu note.


3 – É aqui que a diversão começa! Pegue o seu disco de instalação e reinicie. Quando você ver a tela do gerenciador de boot Darwin pressione F8 para entrar alguns flags. Digite –v –f e pressione enter. Após um tanto de textos correndo, a sua tela irá ficar preta e o note irá ficar como se estivesse no modo sleep. Não entre em pânico!! Você precisa que o seu note entre em sleep. Quando você ver a tela preta e a atividade da sua CPU diminuir, desplugue o seu note do cabo de energia e feche a tampa. Volte a ele depois de uns 15 minutos e você verá ele no modo sleep, desperte-o mechendo no touchpad. Bem vindo ao pós-instalação. Vá em frente e opte por transferir arquivo de outro Mac, e também selecione que você não possui uma conexão com a internet. Continue clicando e se você for questionado para entrar com as suas informações pessoais, continue clicando!!


Você será apresentado ao desktop – Sexy, não é? Agora aqui você precisará fazer alguma coisa para que não precisar esperar o computador falhar ao “acordar” cada vez que rebootar o note.


Dica 1 para corrigir o problema:


Clique em Apple e vá em System Preferences. Clique em “Expose & Spaces” e então clique no botão “Expose”. Em um dos “Active Screen Corners” selecione “Sleep Display”. Escolhi o canto inferior esquerdo. Vá em frente e saia e então reboote. Quando a tela aparecer em branco, mova os seus dedos para baixo e para a esquerda (no touchpad) para o canto que você selecionou.


Isso deve ser feito usando um pouco de imaginação uma vez que você não poderá ver o ponteiro do mouse. Após algumas tentativas você já estará mestre nisso e a sua tela aparecerá – ta da!. Agora, uma coisa, eu notifico que algumas pessoas reportaram que o “truque do sleep” , às vezes faz com que os ícones do desktop fiquem “não clicáveis” (unclickable – não quis usar inclicáveis rsrs) ou ocultos. Sei que isso é um “pain in the ass” (traduzam vocês rsrs), e toma alguns momentos. Após você reiniciar e utlizar o “sleep trick” com o tochpad, vá em frente e dê um logoff da sua conta de usuário e logue novamente. Isso garante que tudo estará 100% na sua sessão. O único lado negativo do “sleep trick” é que ele requer que você tenha o “Auto Login” habilitado.


Existe uma alternativa ao “Sleep Trick”



Dica 2


** Alteração incluída no artigo original, essa foi adicionada por mim.



Baixe o seguinte arquivo Sleepdisplay Hack .


Arraste o arquivo SleepDisplay.app para o seu diretório home. No Finder este local é mostrado pelo seu nome de usuário.


Abra o Terminal e digite sudo su - e abra /etc/rc.common com o seu editor de texto favorito (como root), e no início, adicione o seguinte:


# Sleep display on boot


/Users/richard/SleepDisplay.app/Contents/MacOS/sleepdisplay


Troque "richard" pelo seu username, ou coloque o caminho completo do SleepDisplay.app no lugar do caminho acima. Salve o arquivo e digite head -n 5 /etc/rc.common para ter certeza de que está ali. Bom? OK. Agora vá em System Preferences, Accounts, Login Options e desabilite o automatic login. Mantenha a alteração do Expose para o caso de falha na alteração do rc.common. Agora reinicie. Fácil não? Quando ligar o computador basta mecher no touchpad, se não funcionar use o hotcorner.


5 - Agora é hora de colocar o seu outro DVD, o do Combo Update. Agora acesse e arraste tudo para o desktop e instale.


Siga os passos de atualização já mostrados aqui no blog para atualizar para a versão 10.5.3.


Antes de atualizar para a 10.5.4 baixe o seguinte arquivo:


Download Inspiron 1525 Mac Drivers Pack

7 – Após fazer o download e descompactar o pacote, dê uma olhada dentro. Agora abra a janela do Terminal e procure o diretório no seu desktop, ou onde você descompactou o arquivo. Vá em Broadcom-Script e digite  sudo su - ; chmod +x bcm43xx_enabler.sh ; ./bcm43xx_enabler.sh para rodar o instalador. Não se preocupe, eu adicionei os valores corretos para o seu Dell Wi-Fi 1395 interno. Uma vez executado, feche o Terminal e abra o Disk Utility. Repare as permissões de disco só por desencargo de conciência e reboote o note. o AirPort deve aparecer na sua barra de menu e você estará habilitado para procurar a sua rede wireless e ficar online.

8 – Vá em frente e use o Software Update para baixar TUDO. Quando você reiniciar, estará atualizado para 10.5.4, você deve executar o Broadcom-Script novamente como foi mencionado acima. Uma vez que você tenha atualizado para 10.5.4 com sucesso e reaplicado os drivers de Wi-Fi, acertado as permissões, etc., conecte-se novamente a sua rede wireless. Agora é hora de colocar o áudio para funcionar. Use o arquivo de codec que eu forneci e execute o “crazy green frog” (AppleHDAPatcher_v1.16). Arraste o arquivo 1525_Codec.txt para a janela e deixe a mágica trabalhar.  Repare as permissões novamente por segurança e reinicie. Agora você será notificado que o som funciona e você não tem que reaplicar o Broadcom-Script.

9 – Nesse ponto eu assumo que você aprendeu algo, ou leu alguma coisa sobre como instalar kexts. Descompacte o arquivo PowerManagement_137_1.bundle.tar.gz e instale o PowerManagement.bundle. Repare as permissões, delete o kext cache e todas essas coisas divertidas. Agora reinicie novamente. Você verá o seu medidor de bateria vir a vida na sua barra de menu. Mantenha os settings setados para “Custom” se quiser que ele continue funcionando. Eu setei a minha para percentual.

 

10 – Se você é como eu, irá precisar habilitar o “tap”, o click no touchpad, e a rolagem com o dedo, etc. Para isso pode usar o script install.sh  que está dentro de ApplePS2Trackpad. Uma vez que tenha rodado, vá em System Preferences e procure Trackpad tab dentro da janela de Keyboard & Mouse. Jogue com esses settings. Dá um pouco de trabalho, mas írá achar um setting que lhe agrade. Agora o Scrolling é um pouco mais que tentar e errar, isso não realmente não funciona, pelo menos ainda não vi como. Eu desabilitei isso.

Há algumas pontas soltas, mas vou deixá-las para você. A rede cabeada (Ethernet) vai funcionar usando um patch rápido que você pode encontrar no fórum do InsanelyMac. O Sleep vai despertar corretamente com um kernel diferente. Seja bem-vindo para substituir o seu Dock por um mais escuro, um tema mais atraente está incluído no diretório Midnight Dock. Sugiro salvar o meu Drivers Pack em algum lugar, quando o próximo upgrade para o Mac OS X sair, você pode acabar precisando aplicar algumas coisas novamente.

 

Atualização:

Ao atualizar para o 10.5.4, será necessário atualizar o kext AppleACPIPlatform.kext, devido a algum problema com o medidor de bateria, talvez faltem alguns arquivos. Faça um backup antes e coloque essa no lugar, repare as permissions, kext cache, e todas essas coisas divertidas (ou use o Kext Helper), reinicie e cheque os seus Energy Settings em System Preferences.

Atualização 2:

Precisa colocar o seu S3 (Hibernation) para dormir no 10.5.4? Cansado de colocá-lo na cama somente para descobrir que ele não irá acordar? Abra o Terminal e digite: sudo pmset -a hibernatemode 0 hibernatefile /dev/null e clique em Apple, Sleep. Espere-o dormir e o fan desligar. Agora pressione levemente o seu botão power e veja-o criar um pequeno backup e procurar a sua rede wireless novamente, etc. Se ele não fizer isso após o boot, coloque em /etc/rc.common ( ou em  /etc/rc.local se você colocá-lo para funcionar).

 

Bem gente é isso, aqui termina o artigo do Richard.

Observações:

No artigo original existem várias dúvidas já resolvidas, recomendo uma olhada se você entender algo de inglês.

A placa de rede ethernet ainda não funciona, ainda não desenvolveram um driver para ela funcionar nesse note, outra coisa que ainda não funciona são os PCI Express Cards, também sem drivers ainda.

Aliás, o único motivo de eu não ter instalado isso ainda é porque eu ainda não tenho um roteador wireless, ainda estou usando o note com cabo ethernet, mas assim que resolver isso eu pretendo instalar. Assim que instalar eu escrevo a respeito, então algumas coisas eu posso ajudar a resolver, mas como ainda não instalei não vou poder ajudar muito.

Li nas perguntas do artigo que um leitor russo instalou o iDeneb ao invés do Kalyway, já instalando na versão 10.5.5 e logo depois somente os drivers de wi-fi e som. Pareceu interessante.

Se forem instalar relatem aqui como foi.





37 Comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo post!
Ficou muito bom... Sei o trabalho que dá pra fazer um artigo desses.

Abraços!

Tiamati o Dragão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rogério Macedo disse...

Repita os procedimentos, primeiro do Wireless e depois do áudio, tive que fazer isso por aqui também...

Tiamati o Dragão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiamati o Dragão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiamati o Dragão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Uma pergunta...pode ser usado em um imspirom Celerom.....2gb 2 ghz...a questão do wire é problematica...eu ja instalei outra "distribuição" em tudo realmente funcionava porem..o wire não...e tbem o TOAST do OSX não reconhecia a und DVD-RW...

Rogério Macedo disse...

Sabido - Já instalei em um Celeron e fiquei abismado com a performance, roda e detecta o wireless de cara, estou falando de um Dell Inspiron 1525 celeron, rodou até mais fácil que em um Dual Core.

Márcio - O som eu não tive problema algum, arrastei o TXT para o ícone do sapo e tudo rolou bem (da segunda vez) mas ainda não atualizei, estou na 10.5.2 ainda...

Tiamati o Dragão disse...

BEM AMIGOS, CONSEGUI RODAR O MAC SEM PROBLEMAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

EU SÓ NAO CONSEGUI INSTALAR O GERENCIADOR DA BATERIA
NO VISTA A MINHA BATERIA É DA 8 HORAS

NO MAC... DEU 2 HORAS..

SERA QUE O MAC CONSEGUE GERENCIAR A BATERIA ?????????????????

Tiamati o Dragão disse...

Bem agora consegui instalar o icone da bateria.. agora uma dúvida se alguem souber por favor me responda;

WIN VISTA = 8h de bateria (em uso)
MAC = 2h de bateria

Porque será tem como resolver isso ?

Tiamati o Dragão disse...

Eu tb testei o iDeneb, achei que foi um pouco mais rapido e tb nao tive o problema do Sleep.

Agora ainda eis a questão.

Vista 8 hrs
Mac 2 hrs

Anônimo disse...

Depois falam que Windows é ruím.
Ruím é uma droga dessa que precisa de curso
só para instalar. Windows Vista the best.

E nada de pain in the ass

Rogério Macedo disse...

rsrsrs Eu também sou fã do Windows Vista, tenho um post falando a respeito, mas o barato do Mac no PC é justamente o desafio na hora de instalar, além de conhecer um sistema novo e interessante com o qual eu não tinha tido contato ainda.
Mas o Mac OS foi projetado originalmente para máquinas Apple, onde a instalação ocorre sem problemas e sem a necessidade de drivers adicionais ou de quaisquer outras configurações, tudo bem amigável.
Com isso na verdade estamos fazendo funcionar um programa que não foi projetado para essas máquinas, por isso tantos "quebra-cabeças" e pegadinhas, mas aí é que está o desafio.

Espero ter conseguido te explicar.

Tiamati o Dragão disse...

Bem concordo, a minha instalação esta perfeita.. sem nenhum problema..a unica coisa que esta me deixando triste é questão da bateria.;

MAIS DEVE TER SOLUÇÃO!! Só não sei onde ela esta.


WIN VISTA = 8h de bateria (em uso)
MAC = 2h de bateria
MAC =

Rogério Macedo disse...

Eu li sobre isso em algum lugar, o recomendado é sempre deixar em modo personalizado e configurar o modo de economia, no meu note não está durando tão pouco não.

Tiamati o Dragão disse...

é mais no meu ta..,
puxa no vista minha bateria se eu nao usar wi=-fi dura ate 12 hoiras.. é que comprei uma baterua diferente.. no mac .. vou ter que tirar o mac. pq tenho medo da bateria viciar

Anônimo disse...

compra um Mac po,,,

Anônimo disse...

olá Amigo.........
eu tenho o mac osx leopard original que veio em outra maquina...........eu posso instalar ele normalmente no inspiron 1525...........ou vou ter que seguir o tutorial certinho?????

Tiamati o Dragão disse...

cara no meu rodou redondinho....
mais o legal é pega versao hackeada,,.

o meu unico problema foi que a bateria no vista dura 12 horas e no mac 2 horas.

SOLUCÃO: comprei um mac rss

Anônimo disse...

Boas, o link com os drives do dell inspiron 1525 n tem nada. Será q me podem mandar os drives pro meu mail. Simioes@gmail.com

Anônimo disse...

lol cara tua bateria eh de uranio!! dgaydgsa!! a minha dura 2:20h sem wifi e 2h com!!tenho essa batera a 2 anos n me preocupo em vicia e ela n vicio!! oge em dia eh muito dificil vicia bateria!!

Anônimo disse...

saudações!!
uma duvida o passo 3 pra mim no rolo!!
-v -f aparece kilos de linah de m]comando e depois entra direto naqelas igual o da primera vez qe faz boot pelo dvd!! qe faço agora??

Anônimo disse...

Tenho a msm dúvida :"saudações!!
uma duvida o passo 3 pra mim no rolo!!
-v -f aparece kilos de linah de m]comando e depois entra direto naqelas igual o da primera vez qe faz boot pelo dvd!! qe faço agora??"

Wolfydog disse...

"Precisa colocar o seu S3 (Hibernation) para dormir no 10.5.4? Cansado de colocá-lo na cama somente para descobrir que ele não irá acordar? Abra o Terminal e digite: sudo pmset -a hibernatemode 0 hibernatefile /dev/null e clique em Apple, Sleep. Espere-o dormir e o fan desligar. Agora pressione levemente o seu botão power e veja-o criar um pequeno backup e procurar a sua rede wireless novamente, etc. Se ele não fizer isso após o boot, coloque em /etc/rc.common ( ou em /etc/rc.local se você colocá-lo para funcionar). "

Fiz como estava aqui, mas no final não deu e quando faço sleep ele faz reeboot. Como posso por como estava dantes, ou sejas simplesmente desligava o ecrã e ficava em baixo consumo. Obrigado

Rogério Macedo disse...

Amigo tente no fórum (botão fórum logo acima), porque eu tive que reinstalar o Vista e não tenho como testar isso para vc. Mas lá com certeza tem outras pessoas que instalaram o Mac OS em um note.

Anônimo disse...

Cara mentiroso pra kct, não existe bateria que dura 12 horas pro inspiron 1525 n

STHACA disse...

12h de bateria ..... se for de caminhão dá huahuahuahua!!!

Tiamati o Dragão disse...

ha só 1 coisa.. minha bateira dura sim.. se quiser vendo o meu note se não der no minimi 10 horas devolvo o dinheiro
outra coisa.. seu burro minha bateria é de 12 celulas


aa eu im me esquecendo vai pro inferno

Anônimo disse...

PQP agora ta dando isso aqui (bem depois de conseguir dar o boot e digitar "-v-f" como diz no tuto.
http://g.imagehost.org/view/0752/erro_mac2
Pois agora?

Anônimo disse...

OLá galera !
Lendo este post... fiquei super feliz.
Estou querendo colocar o sistema os x leopard no meu Dell inspiron 1525. Em fim, estou disposto a pagar pelo serviço.
meu e-mial: souzawebmaster@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola, tenho um DELL D530 Core 2 Duo 2 2G Ram hd de 80G, ja tenho o kalyway 10.5.2 mas quando dou o boot nele fico parado em tela preta..nem chego no Disk Utility. Ja troquei a config da BIOS (ATA para AHCI) coloco no F8 -v cpus=2 vai um pouco mais e para tbm...Alguem poderia me ajudar???? mzorzella@gmail.com Obrigado

mbverycrazy disse...

Boas!
Bom estou feliz por estar caminhando na direção de ter um 1525 com MacOs, mas claro tenho problemas, na verdade mais por não entender nada desses comandos no terminal.
Não coansegui mudar o teclado o link que tenho do insane, nao sei por que ja que estou registrado no forum nâo deixa eu baixar o pkg(http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=63426&pid=1135977&start=0&#entry1135977), existe outro local para baixar?

Instalei o Kalyway 10.5.1 e estou enrrolado para atualizar o combo (culpa da minha falta de pratica com o terminal), mas chego lá!!

E qual o drive para a placa de som? O meu ta mudinho mudinho :)

Estou dando cabeçada no teclado, mais a muito nao me divewrtia tanto com um desafio!!!

Parabens a todos que postam e ajudam!!
Obrigado!!!

mbverycrazy disse...

Boas
Bom,fica dificil entender quando vc nao entendo muito de Mac, ai vc diz:
Vá em Broadcom-Script e digite sudo su - ; chmod +x bcm43xx_enabler.sh ; ./bcm43xx_enabler.sh para rodar o instalador...
Putz não entendo nada!!
Tem como passar o passo a passo das atualizações mais do ponto de vista de quem nunca usou Mac?

Obrigado

Mauricio Sasaki disse...

Há um novo jeito sem precisar dessas narquiadas para instalar o Mac Os em PCs.

è utilizando o iATKOS

procure no Mininova..

Basta baixar Gravar em um DVD e inicializar com o bot! Ja vem Redondinho para o Inspiron 1525 Drivers todos funcionando! TODOS MESMO!

Espero ter Ajudado!

Anônimo disse...

seguinte instalei o mac os x leopard no meu dell 1525, so que não iniciar ele para na tela da maça e fica girando uma plalhetinha, ja fiz de tudo e nada
poderia me ajudar!?

vlw ae

Rogério Macedo disse...

Amigo, duas coisas:
1 - Vc usou a distribuição citada no tutorial?
2 - Já deu uma olhada no fórum e viu se alguém tem o mesmo problema e já foi resolvido?

Renato Lucena disse...

deu um errro,,,,o instalador nao pode validar o conteudo do pacote langagesasiatico

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails