quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Escritórios Online

    Uma nova tendência no mercado atualmente são os escritórios online, entrando na onda de “cloud computing” diversas aplicações que antes só eram utilizadas no seu computador agora está disponível na Internet. Muita gente já ouviu falar nesse termo e o que eu quero mostrar aqui são as aplicações utilizadas e quais as vantagens do software online.

    Alguns dos softwares mais utilizados para o seu escritório virtual são as aplicações da Google, com o Google Apps for Domains você tem todas as aplicações do Google Docs e seu Gmail pode ser personalizado com o nome e o logo que você escolher, por exemplo: seu-nome@seudominio.com. 
    Se você não tem um domínio, você pode criar um através do próprio Google (domínios .COM) ou se preferir, você pode utilizar os aplicativos sem domínio mesmo. O Google Docs é aberto para usuários sem domínio próprio, e o melhor de tudo, é compatível com os aplicativos do Office da Microsoft,

Recursos do Google Apps:

Permite edição colaborativa, ou seja, em um projeto você pode compartilhar apresentações, planilhas e documentos de forma que estes sejam editados por várias pessoas.
Uma agenda na web onde os seus colaboradores podem ter acesso à programação de eventos como reuniões e apresentações e ainda cada um pode ter a sua própria agenda que pode ou não permitir a visualização por outras pessoas,
Email de grande capacidade, 2 Gb de disco virtual para cada pessoa da equipe, a lista de contatos pode ser compartilhada com toda a equipe.

Utilizando as aplicações da Google, é possível por exemplo, manter um projeto de desenvolvimento de software estando cada pessoa em sua casa, programando no seu próprio computador, sincronizando as tarefas pela agenda compartilhada e editando documentos compartilhados pelo Google docs.
Usando o Gmail você pode conversar com os seus colaboradores sem a necessidade de software adicional, via Chat é claro.
O Google applications inclui também um sistema de vídeos tipo YouTube, o Google Vídeos, porém com a opção de controlar quem vai poder visualizar.

Outras aplicações

Outra coisa muito interessante é o serviço de VOIP (voz sobre IP), se você usa o Skype, MSN ou o Google Talk para conversas de voz via Internet você já usa VOIP,  o que algumas pessoas não sabem é que é possível a atribuição de números ao seu sistema de voz, no Brasil acredito que a empresa mais famosa com esse serviço seja a Skype, existem várias outras como a Vono que é nacional.

A Adobe também tem a versão dela de softwares na nuvem além de editores de texto e planilhas ela também criou uma versão do famoso Photoshop para a Web. A Microsoft está correndo atrás e já possui uma versão do Office (pago é claro), temos ainda a brazuca Aprex, a Apple, a Zoho, Thinkfree,  e outras empresas menores.

As soluções de Office online como meio colaborativo, são ótimas opções para economia de tempo e recursos, se ainda não usou eu aconselho a dar pelo menos uma olhada.

Outra linha de desenvolvimento é a de Web OS, essa eu não acredito muito que vá vingar tão cedo, um sistema operacional é responsável pela interface com o computador e seus periféricos, já o Web OS tende a ser um agregador de soluções, como um gerenciador de aplicações. Se quiser dar uma olhada veja essas opções:
G.ho.st (http://g.ho.st)
DesktopTwo (http://desktopTwo.com)
Eyes OS (http://eyeos.org)
Goowy (http://www.goowy.com)
SSOE (http://giffard.dynalias.net/ssoe)

Com uma banda larga e computadores rodando um sistema operacional que permita acessar a web é possível acessar um Web OS e desse acessar os pacotes de Office, Photoshop, entre outras aplicações, reduzindo o custo de software e hardware, aumentando a colaboração e permitindo até equipes de trabalho em diferentes locais.

Imagine uma empresa de desenvolvimento ou de webdesigner, onde o escritório passaria a ser a casa de cada um, o contato entre os analistas pode ser por VOIP ou videoconferência. Essa estrutura permite que uma equipe possa ser formada por uma pessoa em Curitiba, uma no RJ e outra em Tóquio. Todos trabalhando no mesmo projeto, trocando idéias e experiências, fazendo reuniões e montando apresentações em conjunto. E essa equipe pode ser bem maior, em projetos grandes é comum a divisão de “partes” de um sistema para cada equipe.

A web 2.0 permite que tudo isso seja possível, no Brasil com o aumento da disponibilidade de banda larga, é uma questão de tempo até isso se tornar prática comum.





0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails