segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Dicas de Backup

Você não tem um backup? O que pretende fazer quando o seu HD queimar? Sentar e chorar? Gente o papo é sério, backup é ESSENCIAL, nas empresas a coisa é levada tão a sério que os backups são feitos em duplicata, ficando uma cópia na empresa e outra em posse de uma empresa especializada contratada para isso. Por quê? Porque se o prédio pegar fogo por exemplo, existe um backup que não estará nele.
Não estou dizendo que nós usuários caseiros tenhamos que chegar nesse nível, mas com alguns serviços da internet podemos chegar bem perto.

Eu tenho feito meus backups para dvd praticamente anualmente, antes eu gravava em CD (lá pelo ano 2000 quando o gravador de DVD ainda era muito caro), hoje meu backup leva 5 dvds, aproximadamente 23gb, o que eu gravo para ter tanta coisa? Todas as informações da pasta "Meus documentos", nisso está incluído todas as fotos, músicas, arquivos de trabalho, etc. (vejam o artigo sobre "Otimização"). Quando eu quero guardar os softwares baixados eu incluo no backup a pasta "Downloads".

Bem se você estiver se perguntando "Mas um ano não é tempo demais entre um backup e outro?" A resposta é SIM, o ideal seria mensal, mas ficar gravando DVDs todo mês exige tempo, tempo esse que eu não tenho, como estou usando o Mac OS Leopard e tenho mais de um HD, eu uso a "Time Machine" para fazer backup para esse segundo HD, isso sem contar que tenho vários documentos em emails no Gmail e muitos arquivos backupeados no Mozy.

 Para quem não conhece o Mozy é um sistema de backup online, ou seja, ele copia os seus arquivos para a internet, tem 2 Gb free e para fazer backups de documentos é sensacional, tem um software de controle que sabe o que já foi backupeado e se houve alteração no documento (backup incremental), uso o serviço desde 2006, fiquei um bom tempo sem acessar (pouco mais de um ano), mas quando fui usar o meu login ainda estava lá e o principal: meus arquivos estão todos lá! Gostei do serviço, o software tem versões para Mac e Windows.

Se você não tem um segundo HD, não tem nada gravado em DVD eu te digo "FAÇA O SEU BACKUP", já vi várias pessoas perderem as fotos de aniversários, de filhos, de natal, documentos do trabalho, trabalhos de faculdade, tudo porque não tinham um backup sequer. Já vieram me perguntar se um pendrive é bom para backup, qualquer backup quando não se tem nenhum é válido, mas eu também já vi vários pendrives queimando, eu só os utilizo para transporte de informações, e só apago de algum lugar quando sei que já existe uma cópia em outro computador.

O segundo HD tem TODOS os dados do primeiro, não é espelhamento, o software "Time Machine" proporciona isso, já ocorreu de eu perder toda a instalação do Mac OS (na primeira tentativa de atualizar para a 10.5.3) e a Time Machine foi excelente na recuperação do sistema, na reinstalação bastou especificar que eu queria restaurar as configurações de uma Time Machine que ele restaurou todo o sistema inclusive as aplicações e configurações, até o meu papel de parede voltou!
Agora eu tenho o segundo HD como backup, tenho o backup em DVD e faço backup dos arquivos mais importantes para a web, exagero? Não creio, em se tratando de backups não se peca por excesso.

Cadastre-se, baixe o software e aproveite os 2 gigas de graça.






0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails