domingo, 14 de setembro de 2008

Novo Layout - Finalmente!!!

Depois de passar uma semana de muita luta com as "recusas" do Blogger à minhas modificações de layout acho que finalmente consegui algo perto do que eu queria.
E aí está o resultado, um layout mais "clean" com as seções bem definidas e muitos hacks e modificações de scripts que inicialmente são imperceptíveis, mas que também contribuem para navegalidade do blog.

Já a algum tempo eu venho pesquisando sobre recursos para otimizar a utilização do site, sempre deixei claro que o meu objetivo da diagramação era facilitar a leitura e a utilização do blog e ao mesmo tempo manter um layout "leve", e como todo bom fuçador sempre gostei também de inovar um pouco. Pegar um template já pronto e não modificar nada não é comigo. Então depois de umas 20 horas de trabalho, sim eu realmente demorei isso tudo e você vai ver o porquê.

Para começar eu escolhi o template "Outono" da Ariane do "Templates para novo Blogger" como base e comecei a trabalhar em cima dele, È claro que as imagens teriam que ser as primeiras a serem trocadas, afinal um blog de tecnologia não tem muito a ver com as "folhinhas",  em seguida resolvi trocar o menu, eu realmente gostei desse menu e da forma como ele foi construído, digo uma coisa a vocês, construir um menu, colocar efeitos e posicioná-lo corretamente não é uma tarefa das mais fáceis, principalmente em se tratando de uma adaptação para o Blogger. Mas gostei do resultado final, os itens do menu são uma lista de links  e ficou com efeito que eu queria ao passar o mouse.
Os cabeçalhos dos posts também deram algum trabalho, mas não tanto, possuem efeito como o menu, obviamente com figuras diferentes.  Nos posts artigos vocês irão notar outras "pequenas" diferenças,  facilitando a sua pesquisa por artigos do mesmo assunto, foi incluÌda uma seção de "Artigos relacionados" localizada no rodapé do artigo, assim como novos botões para recomendação do artigo para diversas comunidades, envio do artigo por email e para assinar o feed. Achou muita coisa? ainda vem mais por aí, ainda estou concluindo a parte de impressão do artigo e outras coisitas.

 Outra novidade É o menu com abas e as novas colunas na lateral direita, isso já está se tornando um padrão no blogues, os usuários estão se acostumando com esse estilo de colunas. Mas como eu disse antes, posso até colocar um menu com abas e utilizar esse estilo de colunas, mas tudo personalizado. Nas abas entraram novas seções, agora o blog tem uma Área de downloads onde você vai poder encontrar todos os downloads mencionados nos artigos, uma área com os posts mais comentados e outra com os mais acessados, a área de propaganda está mais a vista tambÈm, porém sem se misturar com as funcionalidades do blog.

Mais mudanças

Alterei todos os 51 artigos para poder acertar a categoria de todos e rearrumar a casa, muitas categorias e muitos artigos com categorias cruzadas, antes que a bagunça crescesse eu resolvi dar um jeito.

Outras mudanças foram:
Otimização do Adsense, as propagandas agora terão mais a ver com o que está no artigo, dica do Usuário Compulsivo

Destaque para os comentários do autor, essa achei legal, mas ainda vou dar uma "personalizada nela", mas ajuda as pessoas a acharem as respostas do autor do artigo.


Otimizar o título das páginas, essa também é do Compulsivo, e está diretamente ligada aos meus estudos sobre SEO.

Sitemap completo no blogger, mais uma diretamente ligada a SEO, também do Compulsivo.

Citações com destaque no blogger, eu sei que apliquei esse, mas se eu disser para vocês que ainda não testei vocês acreditam??

Corrigir o bug do 1 "ComtentárioS"
, já disse tudo não? Coisa de perfeccionista rsrsrs


Social Bookmarks, ou seja, aqueles botões abaixo do artigo para vocês indicar ou enviar por email um artigo, cliquem rsrsrs, e finalmente esse hack NÃO é do Compulsivo (ou é e foi modificado rsrs), essa dica é da Juliana Sardinha do Dicas Blogger

Tag Clouds, essa já estava no template anterior e sinceramente não me lembro mais de onde tirei, mas creio eu que o Compulsivo tem isso lá também.

Na parte da Blogosfera eu coloquei novos botões, ou seja, me cadastrei em novos diretórios de blogs.

Ah sim, antes que eu me esqueça, a lista de "Mais comentados" e "Top comentaristas" são do... advinhem? Compulsivo.

Outra coisa que eu alterei foram os códigos originais de Blogarchive "Arquivo do Blog" e adicionei a tag "nofollow", e fiz o mesmo com o link de "Continue Lendo", pois o Google Webmaster Tools já estava me mostrando uma quantidade incrível de "Títulos duplicados", se não eliminei todos pelo menos grande parte já foi.
Falando em "Continue Lendo", acho que essa dica é da Ariane, também foi herdada da versão anterior.

Mais propagandas, vocês notaram??? rsrsrs, brincadeiras à parte eu fiz o possível para colocar as propagandas em áreas visível mas sem atrapalhar o conteúdo dos artigos, acho que uma propaganda grande no meio de um artigo meio que "quebra" um pouco.

Feeds Completos
Sim, agora com feeds completos, antes eu tinha colocado apenas um resumo, mas achei por bem colocar o feed completo, em estudos recentes eu percebi que aquele que assina um blog é um "Leitor de blogs" e esses mesmo assinando passam para fazer uma "visitinha"

Área de downloads,  ainda não terminei, mas já está no forno, eu peguei todos os downloads mencionados nos posts e estou criando uma área só para isso, assim como um único lugar de armazanagem, pois já estou sem espaço onde estava colocando antes...

Torrents, sim, os torrents também terão sua vez, para aqueles que sempre perguntam "Onde eu acho isso?" Aguardem, direto do blog vocês terão acesso aos arquivos de torrents.

Lembrando que eu falei para um leitor que iria testar o Iphone SDK, porém eu esbarrei no seguinte, o SDK exige Mac OS 10.5.3 ou superior e eu estou usando o 10.5.2,  está tudo pronto para atualizar mas eu tinha que terminar esse template primeiro. Durante a atualização eu vou escrever um tutorial de como se atualiza, e depois vou instalar o SDK para ver qual é.

E por último a listagem de quem me visitou e que é cadastrado no Blogblogs só aparece as pessoas, sem abas, sem botões, e advinhem de quem é esse widget?
Só um aviso compulsivo, eu não consegui fazer através do assistente que você disponibilizou, simplesmente não tem mais assistente no seu post, então fiz um ligeiro copy and past do que está seu blog ok?

O menu agora com áreas específicas para facilitar a navegabilidade, isso faz parte da "arrumação da casa" ;D

Tem mais coisas, mas acho que já me extendi o suficiente.

Agradecimentos:
Gente, agradeço de coração as pessoas dos blogs:

Usuário Compulsivo
Dicas Blogger
Super Dica$$$
Templates para Novo Blogger

Entre outros, estou apenas "engatinhando" no que se refere a blog, mas graças a esse pessoal tenho aprendido bastante.

Agora antes que alguém chore eu vou encerrando por aqui rsrsrs, até o próximo artigo (que agora não deve demorar muito rsrs)





1 Comentários:

Anônimo disse...

Rogério... Ficou mesmo muito clean o layout, tudo bem definido e organizado, parabéns...

Abraço!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails