domingo, 7 de setembro de 2008

Plugs e Tomadas - Segurança acima de tudo

O novo padrão brasileiro de plugs e tomadas , regido pela norma da ABNT a NBR14136. Divide opiniões em face da usabilidade do padrão e compatibilidade com outros padrões. Mas em meio a essas divergências e pontos de vista diferentes, estão esquecendo o principal: SEGURANÇA.


clip_image002
Tipos de tomadas atualmente usadas.


As principais mudanças trazidas pela norma – que é compulsória, ou seja, todos os fabricantes serão obrigados a adaptar seus produtos à nova regra – é o formato da tomada e do plugue para dar mais segurança contra choques elétricos.
O novo padrão oferece na sua construção uma característica no seu formato que tende a reduzir significativamente o risco de choques elétricos durante o uso. Principalmente no que diz respeito a crianças pelo fato de impedir a inserção parcial, em que uma parte do pino metálico fica ao alcance dos dedos.
clip_image004
Novo padrão
No Brasil de acordo com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, existe uma média anual de 986 pessoas acidentadas, sendo 323 fatais, 278 com lesões graves e 385 com lesões leves, em acidentes com rede elétrica dentro e fora de casa.Portanto acredito que o investimento no novo padrão é muito importante, pois todos nós estamos sujeitos a levar um choque elétrico.
Outras vantagens é que o novo padrão impede a inserção unipolar , situação em que o se consegue introduzir apenas um dos pinos e a inclusão do terceiro pino para o funcionamento correto do fio terra nas edificações, que têm o sistema de aterramento obrigatório por lei.
Riscos com as antigas tomadas.
clip_image006
No novo padrão a segurança é o principal diferencial.
clip_image008
Quanto ao aterramento que é importantíssimo e quase ninguém coloca nas residências, e quando o fazem, não é o adequado. Pode-se considerar uma negligência hoje em nosso pais, pelo fato da desinformação, pelo crescimento desordenado das cidade e pela falta de fiscalização.
O aterramento correto deve ser feito por 3 barras de cobre distantes 1 m uma da outra. Deve ser enterrada profundamente, pois a umidade do solo é maior. E mesmo que pareça superstição deve-se colocar sal grosso em volta da barra. O fio deve ser preferencialmente de bitola (espessura) 12 . E para garantir que esteja correto, numa medição com um multimetro a resistência tem que estar abaixo de 0,07 ohms.
Obviamente isso pode parecer sopa de letrinhas se você não entender nada de eletricidade, mas se você chamar um eletricista, e ele te disser que apenas uma barra de aterramento ta muito bom desconfie! Lembrando ainda que o aterramento e o fio terra são obrigatórios pela Lei 1.337 de 26 de julho de 2006, sancionada pelo presidente da República.
Eu recomendo a todos que invistam no novo padrão, tanto nas tomadas quanto no aterramento. Devemos considerar que economizar em detrimento da segurança, é um grande erro. Conheci uma pessoa que por falta de aterramento faleceu, tomou um choque no chuveiro e conseguiu ser salvo na hora, entretanto 4 meses depois morreu vitima de um ataque cardíaco, por conta do choque que fragilizou sua capacidade cardíaca.
A grande maioria da população pode não se adaptar as novas normas por falta de recursos financeiros.
Na verdade a grande maioria dos aparelhos utilizados continuará no padrão 2 pinos e o mesmo é 100% compatível com a maioria das tomadas elétricas existentes nas residências brasileiras. Isso reduzirá drasticamente a necessidade da troca de tomadas para uso de ventiladores, ferros de passar e outros aparelhos doméstico. Entretanto acaba se tornando obrigatório para aparelhos como geladeiras e máquinas de lavar roupa.
Se seu orçamento doméstico não estiver La muito folgado, mude suas tomadas e implante um aterramento, mesmo que por etapas. Faça um cômodo depois o outro. Isso pode salvar a sua vida ou daqueles que são importantes pra você.
Agora no tocante a computadores aqui vai um alerta:
Filtro de linha, estabilizador e no-break não fazem aterramento!
O fato de ter um ou outro ou os três, não elimina a necessidade de aterramento!
Erroneamente tem muita gente arranca o pino terra do plug desses equipamentos! É um absurdo! Não se deve fazer isso! E na verdade deve-se usar o adaptador somente até a instalação elétrica ser adequada ao padrão , implantando o aterramento. o que deve ocorrer o mais rápido possivel!
De qualquer forma se você deseja implantar o novo sistema em sua residência, seja consciente e contrate um profissional, não tente fazer sozinho !





0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails