quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O novo browser da Google

É pessoal parece que temos mais um participante na guerra dos browsers, a Google está lançando o beta do browser Chrome, aliás, não sei se é beta porque está em testes ou lançaram um "beta" estilo Google, eu espero que seja versão de testes.



Bem após algum tempo sem usar o Windows XP tive que usá-lo para poder testar o Chrome, ainda não saiu uma versão para Mac OS mas disponibilizaram um cadastro para avisar quando sair. É um dos problemas em usar uma arquitetura que não é da maioria, qualquer empresa vai pensar primeiro no mundo PC é claro.

Abaixo o novo browser:



Bem simples não?
A renderização dele me pareceu muito similar à do Internet Explorer 7, esse problema de sobreposição do menu horizontal só ocorre no IE.
Veja agora a mesma página no Firefox:



E agora no IE 8 Beta 2, sim eu estou usando o 8 desde o beta 1, que por sinal estava uma porcaria, só conseguia navegar usando o modo de compatibilidade com o IE 7. No beta 2 a coisa mudou, está mais leve e funciona.









A instalação do Chrome foi rápida e tranquila, ele importou as configurações do Firefox, por isso a barra de links está idêntica, ele usa os favoritos da Google Toolbar (óbvio) e traz alguma facilidades em busca, além de exibir as páginas mais acessadas em miniaturas na página inicial. Uma coisa interessante é essa opção da figura à direita.
A "janela anônima", interessantíssimo para quem quer navegar despercibido pela web.




Agora por incrível que pareça o Chrome foi o mais lento dos três para abrir a página de teste, para testar eu usei o artigo sobre a evolução dos sitemas operacionais, que ainda não tinha aberto em nenhum dos três browsers no Windows. O Chrome esperou receber todas as imagens para depois exibir a página, enquanto os outros exibiam de cara o que iria aparecer primeiro enquanto baixavam o restante. A minha surpresa foi o IE 8 ser o mais rápido, é isso mesmo você não leu errado e eu não estou maluco, o Internet Explorer Beta 2 foi mais rápido para carregar a página que o Firefox 3!! Surpresa interessante. Outra coisa legal é que ele realmente parece estar seguindo os padrões da web agora, o menu horizontal não foi sobreposto nele como na beta 1 e na 7, o que será que a Google fez com o Chrome para terem o mesmo problema?
Ainda não vi em nenhum lugar falando a respeito de adds para ele.

Como disse antes, espero que seja uma versão de testes e não o eterno beta da Google, porque eles tem muito o que aprimorar ainda.





2 Comentários:

Unknown disse...

oie rogério!
Estava lendo seu comentario no blog da Ariane, no hack "leia mais", para mim tambem não tah funcionado, já tentei codigos de varios lugares e nada... sempre dá erro

Tem como você me passar como você fez por email, por favor!?

Desde já agradeço! :)

blog_ai@hotmail.com

Anônimo disse...

Rogério, vim retribuir a visita, e claro os comentários. O Blogalisando tem um layout muito...show!
Me desculpe vou ter que linkar! hehehe

Abraço

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails